terça-feira, 30 de março de 2010

Lucas Avelar no Museu Inimá de Paula


domingo, 28 de março de 2010

Itaúna recebe oficinas culturais do Programa Música Minas

O Programa Música Minas realiza oficinas culturais gratuitas na cidade de Itaúna, localizada a 79 quilômetros de Belo Horizonte, na região centro-oeste de Minas. As atividades acontecem no dia 29 de março, segunda-feira, a partir das 14h30, no Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, nº 4147 - Centro). Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (37) 3241-8234/ 9921-9195, com Rosângela Machado.

As oficinas são promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa Música Minas. O Programa é uma iniciativa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e tem como principal objetivo promover a exportação e disseminação da música mineira.

Oficinas
Renegado - Oficina de Música - Hip Hop, Rap e DJ
Nesta atividade, os alunos terão contato com as técnicas do hip hop, como forma de estimulá-los à praticar arte. Além destes temas específicos, também serão abordados outros, como: histórico da formação de vilas e favelas no Brasil, racismo, violências, organização comunitária, história da cidadania, patrimônio publico, dentre outros. Para a realização da oficina, Renegado estará acompanhado pelo DJ Spider (Plínio Venturim Ferreira). Serão oferecidas 30 vagas, para alunos de qualquer faixa etária.

Aline Calixto - Identidade e representação do samba
Primeiramente, será feita uma abordagem geral sobre o porquê da importância de um estudo mais aprofundado sobre as composições, bem como as referências que a elas foram incorporadas. Em seguida, serão apresentados aos participantes quatro sambas, cada um composto em um período distinto um do outro. Cada samba será ouvido e comentado. Cada participante receberá uma folha a qual fará sua análise a respeito de cada samba. Após as anotações, o grupo irá compartilhar as leituras críticas realizadas sobre as composições. Público-alvo: Interessados sobre o samba e a música popular brasileira e não é necessário conhecimentos prévios sobre composição.

Lucas Avelar - Contrabaixo Elétrico
A oficina busca em primeiro plano mostrar e promover o instrumento contrabaixo elétrico, suas possibilidades e formas de execução, suas características principais e as que fogem um pouco do padrão. Levando em consideração sua historia e mudanças ao longo de sua trajetória, podemos levar este instrumento a execuções antes pouco promovidas. Os participantes irão ver o baixo em sua função padrão, onde este conduz a música com suas freqüências graves, e também na função harmônica (chord bass*Two –Hands*harmonics bass), função melódica (tapping*solo*improvisação) e rítmica mostrada pela técnica muito conhecida e extraída dele (slap*slap triplo*dolb pluck*thumb). Além disso, serão apresentadas dicas e técnicas de regulagem do som do instrumento, mixagem, timbres e técnicas para mapear e escrever músicas, ou seja, como "tirar" músicas de forma rápida e eficiente.
Público-alvo: estudantes da música, baixistas iniciantes ou avançado e músicos em geral. Serão oferecidas 10 vagas, para alunos a partir de dez anos. É necessário ter conhecimento mínimo do braço do instrumento e formação de acordes.

Programa Música Minas realiza oficinas em Divinópolis

A cidade do centro-oeste de minas recebe atividades culturais gratuitas com os artistas Pedro Morais, banda Zé da Guiomar e o cantor Marku Ribas

A cidade de Divinópolis, localizada à 145 quilômetros de Belo Horizonte, na região centro-oeste de Minas Gerais vai receber oficinas culturais gratuitas do Programa Música Minas, na segunda-feira, 29 de março. As oficinas acontecem de 11 às 13 horas e são promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa.


Duas atividades serão realizadas na Escola Municipal de Música (Vereda Valdemar Rausch, 200 – Santa Clara): a palestra “Música Mineira Contemporânea”, com Pedro Morais; e “A percussão no samba” com integrantes do grupo Zé da Guiomar. E uma oficina ocorre no Teatro Municipal Usina Gravatá (Teatro Municipal Usina Gravatá – Vereda Valdemar Rausch, 213 – Santa Clara): “Música Criativa - Percepção da musicalidade, criatividade e coordenação” com Marku Ribas. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (37) 3222 7488.

O Programa Música Minas é uma iniciativa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. O principal objetivo do Programa é promover a exportação e disseminação da música mineira.

Oficinas e palestras
“Música Mineira Contemporânea”, com Pedro Morais
Nesta palestra, Pedro Morais discorrerá sobre o tema “música mineira contemporânea”. Clube da Esquina, novas gerações, outras sonoridades, influências, evolução da música, fazem parte da pauta. São oferecidas 25 vagas e a atividade é aberta ao público em geral.

“A percussão no samba”, com integrantes do grupo Zé da Guiomar
Uma breve passada por cada instrumento do samba: ganzá, tamborim, pandeiro, agogô, surdo, caixa, repinique. São oferecidas 25 vagas e a atividade é aberta ao público em geral.

“Música Criativa - Percepção da musicalidade, criatividade e coordenação”, com Marku Ribas
Por meio de atividades lúdicas, os participantes poderão reconhecer os sons interiores e exteriores do corpo humano em constante ebulição sonora, além de exercitar a criação artística. A segunda etapa da oficina será dedicada às discussões e trocas de vivências sobre a vida e os desafios encontrados por um músico profissional. O objetivo é desenvolver e perceber a musicalidade corporal, a criatividade e a coordenação motora. São oferecidas 50 vagas e a atividade é aberta ao público em geral.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Chamada Pública do Fórum da Música de Minas

O Fórum da Música de Minas inicia em 2010 uma nova política de parcerias setoriais, estruturada a partir das visitações a feiras internacionais. Além da parceria em construção com a Galícia e com a Embaixada Brasileira em Buenos Aires, estabelecemos uma parceria com uma das mais significativas experiências de posicionamento da música brasileira na Espanha, o  Tensamba – Festival de Cultura Brasileira (www.tensamba.com), que se desenvolve em 6 cidades espanholas e ainda, Londres (UK). O festival selecionará até 3 artistas mineiros para a sua programação de 2010 que se inicia em 01 de maio. Expandindo as possibilidades para além do catálogo que já se encontra com os organizadores do festival, os artistas interessados em participar da seleção devem enviar para info@tensamba.com, com cópia para contato@programamusicaminas.com.br , até o dia 27 de março de 2010, os seguintes materiais:

1-   
Link de myspace ou site
2-    Nome das pessoas viajando e passaporte
3-    Rider técnico

Restrições:

1-   
O Fórum da Música arcará apenas com, no máximo 3 passagens por grupo selecionado. Grupos com mais de 3 pessoas podem se inscrever mas devem concordar em arcar com suas passagens extras, caso existam.
2-    O Festival Tensamba é restrito a gêneros como samba, choro, instrumental brasileiro, musica regional e MPB (favor verificar o perfil das edições anteriores).
3-    Não serão aceitas inscrições sem passaporte.

O Festival oferecerá, alimentação, hospedagem e ajuda de custo. A seleção será realizada pelos curadores do Tensamba e o resultado será divulgado no até 31 de março.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Resultado da seleção de março do Edital de Passagens Adicional

O Edital de Passagens Adicional é uma ação integrante do projeto Programa Música Minas, iniciativa do Fórum da Música, que é formado pelas entidades: SIM - Sociedade Independente da Música, COMUM - Cooperativa da Música de Minas, AMMIG - Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais, AAMUCE – Associação dos Amigos do Museu do Clube da Esquina e FEM – Fora do Eixo Minas. O programa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Confira a relação de artistas selecionados:

ARTISTA/ GRUPO
EVENTO
LOCALIDADE DO EVENTO
DATA DA VIAGEM
Gilberto MauroLançamento do CD no Teatro PortimãoFaro, Portugal19/maio
EminenceAbril Pro RockRecife16/abril
Maisa MouraPrata da Casa, Sesc-PompeiaSão Paulo26/março
RenegadoFestival Romerias de MayoCuba2/maio
Rafael NassifKomposition SeminaireAlemanha04/abril

quinta-feira, 18 de março de 2010

Lei Municipal de Incentivo à Cultura divulga projetos aprovados

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), divulga o resultado dos projetos culturais aprovados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Contemplados pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, o resultado dos projetos pode ser acessado no site www.pbh.gov.br/cultura, a partir de hoje.

Acesse a página da Lei Municipal para saber os resultados.



terça-feira, 16 de março de 2010

Sociedade Indepedente da Música comemora 5 anos com Seminário

Seminário SIM - 5 anos

A SIM (Sociedade Independente da Música) realiza no 17 de março (quarta-feira) às 19h, no Palácio das Artes (sala João Ceschiatti), um Seminário para fazer uma reflexão sobre os últimos 5 anos de atuação da entidade.

A música e sua cadeia produtiva e criativa vem passando por grandes tranformações nos últimos 5 anos. Projetos como Música Independente, Circuito Mineiro da Música Independente e participações em Comissões de Avaliação de Projetos das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura vem contribuindo para o desenvolvimento desse novo cenário independente da música de Minas. Além de realizar esses projetos, a SIM também participou, juntamente com outras entidades representativas da música de Minas (AMMIG, COMUM, AAMUCE e Fora do Eixo Minas), da criação do Fórum da Música de Minas e do desenvolvimento do Programa Música Minas. O diálogo entre as entidades e o modelo de organização do Fórum vem rendendo bons frutos e semeando novas possibilidades para o fortalecimento da cadeia produtiva da música no nosso estado e em todo o Brasil.

O Seminário tem como objetivo refletir sobre o histórico da música independente mineira nos últimos 10 anos e a partir daí instigar o debate sobre os novos rumos a serem seguidos e como encarar a nova realidade da música brasileira. Duas mesas serão compostas, reunindo personalidades que participaram desse cenário histórico e continuam atuando em várias frentes do atual cenário da música independente no Brasil. 


Na primeira mesa, será feita uma contextualização da cena musical independente em Minas, tendo a participação de Nestor Santana (representante da Secretaria de Estado de Cultura), Israel do Vale (jornalista e co-fundador da SIM) e  Vitor Santana (músico e Diretor de Articulação Política da SIM).

Na segunda o debate será visando buscar novos rumos para a música independente em Minas e no Brasil, contando com a presença de Kuru Lima (produtor cultural e ouvidor da SIM), Reinaldo Dias (Diretor Administrativo da SIM) 
e Talles Lopes (produtor, ex-ouvidor da SIM e um dos principais articuladores do Circuito Fora do Eixo).

Durante o Seminário também serão apresentadas as novas propostas da SIM para 2010, com o intuito de abrir o debate para os interessados que desejarem se associar. Recentemente houve uma mudança da diretoria que buscou integrar membros do Circuito Fora do Eixo, para estimular ainda mais o crescimento da entidade e a busca por um trabalho em rede que possa se expandir para todo o estado de Minas e todo o Brasil. Estamos ainda buscando novos colaboradores para nos ajudar nessa caminhada que tem como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva da música.

Após o Seminário, convidamos todos a comemorar conosco os 5 anos da entidade em uma noite musical no bar A Casa, com show de DelegasCia.

Programação


19h - Contextualização histórica da cena musical independente em Minas
  • Nestor Santana
  • Israel do Vale
  • Vitor Santana
20h - Novos rumos da música em Minas e no Brasil
  • Talles Lopes
  • Kuru Lima
  • Reinaldo Dias
22h - A Casa
  • DelegasCia.

Serviço

O que?

Seminário SIM - 5 anos

Quando?
17 de março - quarta-feira - 19h
Onde?
Sala João Ceschiatti
Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Tel: (31) 3236-7400

A Casa
Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia
Tel: (31) 9985-9486

terça-feira, 2 de março de 2010

Programa Música Minas realiza oficinas culturais em Montes Claros

     Acontece em Montes Claros na terça-feira, dia 2 de março, oficinas culturais gratuitas: “Inspiração e transpiração- construindo uma carreira musical no Brasil”, com o cantor e compositor Vander Lee e “Violão Percussivo e Novas Tecnologias”, com o músico Tom Nascimento. Neste mesmo dia, a cantora Marina Machado dará uma palestra sobre sua trajetória musical.

     As oficinas, promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa, acontecem a partir das 14h30, no Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro da UNIMONTES (Av. Dr. Rui Braga, s/nº - Vila Mauricéia). Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo (038) 3229 8165.

Oficinas

“Inspiração e transpiração- construindo uma carreira musical no Brasil”, com Vander Lee

     Comunicação através do corpo na voz e vice-versa. A oficina procura desenvolver a consciência dos movimentos e ampliar as possibilidades de utilização do corpo e da voz através de práticas e improvisos.A atividade é voltada para artistas, sobretudo da área musical e profissionais de produção cultural ou interessados, a partir de 15 anos sem necessidade de conhecimentos prévios específicos. Os participantes devem levar papel e caneta.

Oficina “Violão Percussivo e Novas Tecnologias”, com Tom Nascimento

     Nesses treze anos de carreira, Tom Nascimento vem desenvolvendo uma maneira percussiva de tocar o violão, somando a africanidade e valorização dos ritmos, que agora são associados às novas tecnologias que produzem novas sonoridades. O público-alvo são músicos em geral e ou estudantes de musica, a partir de 12 anos de idade.

Palestra de Marina Machado


Uma explanação sobre a vivência da cantora nesses 17 anos de carreira. Sua trajetória artística, sua visão sobre fazer arte e mercado. Apresentação de músicas de voz e violão e pequenas sessões de improvisação cênica. O público-alvo são artistas e pretendentes à artistas interessados em saber sobre a carreira de uma cantora, a partir de 16 anos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Programa Música Minas realiza oficinas em São João del-Rei

     A cidade de São João del-Rei vai receber oficinas culturais gratuitas do Programa Música Minas, na segunda-feira, 1º de março. As oficinas, promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa, acontecem de 14 às 18 horas.

     Duas oficinas serão realizadas no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (Rua Padre José Maria Xavier, 164 – Centro): “Pandeiro Mineiro” e “Falcatrua -Violão percussivo e elétrico”. E duas oficinas acontecem no Teatro Municipal de São João del-Rei (Rua Hermilo Alves, 170 – Centro.): “Amaranto - Corpo e Canto” e “Falcatrua - Voz do Corpo”. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (32) 3371 7672 e (32) 3371 3704.

Oficinas

“Amaranto - Corpo e Canto”, com Flávia Ferraz e Marina Ferraz

     Oficina focada no canto, de forma ampla. O canto que ocupa espaço no corpo e fora dele. Vivenciar a transformação que o canto gera no próprio corpo, no corpo dos outros e no espaço. Noções rítmicas e de conceitos musicais que cada um experimenta informalmente, no ato de cantar. Experimentar o canto como forma de expressão musical que utiliza-se do corpo como um todo. O público-alvo são adultos, a partir de 18 anos e não é necessário conhecimentos prévios sobre canto. 

“Pandeiro Mineiro”, com Danuza Menezes (professora, cantora, percussionista) e Fabiano Bizotto (monitor)

     "Introdução aos ritmos brasileiros": origens, os instrumentos, preparação física (alongamento, exercícios respiratórios, etc). Experimentação dos sons do próprio corpo, do ambiente e dos instrumentos através de jogos de escuta e imitação. Exploração dos diferentes instrumentos possibilitando pesquisas sonoras e despertando a criatividade. Elaboração coletiva de códigos e símbolos para a marcação de tempo e pausas, facilitando o grupo tocar junto. Todas estas atividades serão realizadas de forma lúdica, usando cantos populares e despertando em cada um a habilidade natural de tocar e se expressar. A oficina é voltada para jovens e adultos, músicos, profissionais e amadores.
“Falcatrua - Voz do Corpo"- Comunicação através do corpo na voz e vice-versa, com André Miglio

     A oficina procura desenvolver a consciência dos movimentos e ampliar as possibilidades de utilização do corpo e da voz através de práticas e improvisos.

O público-alvo da oficina são estudantes ou profissionais das áreas de música, teatro, dança ,circo ou afins, a partir de 16 anos. 

"Falcatrua - Violão percussivo e elétrico", com Gleison Túlio

     A oficina tem por finalidade a mescla de execução do violão popular com técnicas de percussão e uso de pedais. A atividade é direcionada a violonistas e instrumentistas profissionais e amadores, a partir dos 10 anos de idade e A partir de 10 anos, 30 vagas.