quarta-feira, 29 de junho de 2011

Transformando o Lapa na Casa da Música de BH.



No próximo dia 10 de Julho, uma das casas de espetáculo mais importantes de Belo Horizonte, o Lapa Multshow, irá fechar suas portas por razões ligadas à especulação imobiliária. Nos últimos 14 anos, o estabelecimento se destacou pelo apoio a todo o tipo de artista, dos mais diferentes estilos, abrindo suas portas para grandes nomes da música brasileira, como Lenine, Elza Soares, Los Hermanos, Geraldo Azevedo, Jota Quest e Tianastácia, mas, principalmente, criando um espaço único na cidade para difusão do trabalho dos artistas locais, especialmente aqueles em início de carreira. Artistas como Vander Lee, Titane, Tavinho Moura, Cordel do Fogo Encantado e Casuarina tiveram a casa como primeiro local de apresentação ao grande público. Por lá já passaram nomes como Marina Machado, Tizumba, Eminence, Uakti, Renegado, Berimbrown, Seu Jorge, Farofa Carioca entre muitos outros. Do forró ao metal, do pop ao hip-hop, o Lapa realiza mais de 160 eventos por ano.

Por acreditar que a capital mineira não pode se dar ao luxo de perder uma casa desse porte e, principalmente, por reconhecer a falta de uma casa exclusivamente voltada para o apoio à produção musical de Belo Horizonte, artistas, produtores culturais e entidades ligadas à música estão lançando a campanha "Lapa para todos: Transformando o Lapa na casa da música de BH”. Para isso, eles estão se organizando para fazer a entrega de um projeto à Prefeitura, que pretende transformá-lo em um espaço de divulgação da música da capital, a partir da desapropriação do local, tornando-o um equipamento público municipal.

De acordo com o projeto, a Casa teria uma gestão da Sociedade Civil Organizada, por meio das entidades que compõem o Fórum da Música de Minas. Além de manter a realização de shows, o projeto visa criar no local um complexo de apoio à difusão e à circulação da produção musical da capital, envolvendo seminários, workshops, cursos de capacitação e aperfeiçoamento, até a montagem de um estúdio de gravação e de assessoria para divulgação dos trabalhos. Para tanto, poderiam ser realizadas parcerias com diversas instituições como universidades locais e Sebrae.

Isso, entretanto, só será possível com a sensibilização da PBH. Será necessária uma grande movimentação que demonstre a união e a força do segmento musical da capital, que mobilize os formadores de opinião, a mídia, entidades importantes da sociedade civil e, se possível, o público amante da música da cidade. A ideia é deflagrar uma campanha na web com depoimentos e apoios de artistas, além de organizar uma grande manifestação/show em frente à Prefeitura, no dia da entrega do projeto ao Prefeito.

Se quiserem mais informações, entrem em contato:

Juliano Jubão

31 87970821

31 98680318


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vale do Aço e Mucuri recebem Ação de Interiorização - Semana #4

Na quarta semana da Ação de Interiorização do Música Minas visitamos as regiões do Vale do Aço e do Mucuri. Do frio do Sul de Minas para o calor do Noroeste, sentimos que a região precisa de mais atenção do poder público para a Cultura.

Ipatinga

A primeira cidade da quarta semana da Ação de Interiorização do Programa Música Minas foi Ipatinga, onde fomos recebido por Francisco Petrônio e outros membros do Coletivo Pé de Cabra, ponto Fora do Eixo na cidade. O encontro foi realizado no clube Ipaminas onde o coletivo preparou uma pequena recepção com DJs e banquinha de produtos.
O Painel foi apresentado por Lucas Mortimer, Túlio Mourão e Talles Lopes para um ótimo público que ocupou o auditório do clube. Muitos se mostraram bastante interessados na discussão sobre o novo momento da música e na presença de Túlio que atraiu muita atenção de alguns músicos.

Teófilo Otoni

Em Teófilo Otoni encontramos Cristiano Salazar, músico e compositor, que nos situou sobre o momento cultural da cidade. Em uma sala do CDL, poucos agentes da cultura local estavam presentes, muitos colocaram as dificuldades em se produzir música na cidade e forte relação que Teófilo Otoni tem com a Bahia.
Entretanto, algumas articulações vem começando a acontecer na cidade como o embrião de uma associação de hip hop que já movimenta os espaços públicos da cidade e integra todas os elementos da linguagem. Mostrando que apesar das dificuldades, estes artistas persistem através da proatividade e articulação.

Governador Valadares

Em Governador Valadares fomos recebemos pelo Bernardo, músico da banda Vitrolas que tem origem na cidade, mas hoje vivem em Belo Horizonte. A tarde, nos encontramos com Amanda, secretária da diretora de Cultura da cidade. Ela nos apresentou o panorama cultural da cidade e a tentativa da cidade implantar o Sistema Municipal de Cultura através da criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A noite, o painel foi realizado no Teatro Atiaia onde um bom número de músicos esteve presente e se interessou bastante pelas ações do programa. Muitos músicos colocaram suas perspectivas e tiraram suas dúvidas. O debate chegou a esquentar mostrando que o painel conseguiu provocar discussão sobre a realidade da cidade. Amanda que também esteve presente no painel, convidou todos a participarem de reunião para discutir questões do Conselho Municipal e da Lei de Incentivo a Cultura, e expandir o diálogo da Secretaria de Cultura com o setor musical.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

EDITAL DE INTERCÂMBIO


RESULTADO DA CURADORIA DO MÊS DE JUNHO

ARTISTA/ GRUPO

EVENTO

LOCAL

APOIO CONCEDIDO

PESSOAS BENEFICIADAS

Ederson Urias

Participação em curso com a pianista Cristina Ortiz e duas apresentações (Festival "Lácademie Internationale de Nuits Pianistiques e Festival "Rencontres Musicales des Monts - Dore")

França

Passagens aéreas de ida volta e 2 trechos áereos

1

Aline Calixto

Show no Festival Made in Latin America - enjoyed by the world

Austrália e Nova Zelândia

Passagens aéreas de ida e volta

6

Nilton Antônio Moreira Junior

Participação em congresso - 39o. Annual National Flute Association Convention

Carolina do Norte - EUA

Passagens aéreas de ida e volta

1

Thais Fernandes Rodrigues dos Santos

Participação em congresso - 39o. Annual National Flute Association Convention

Carolina do Norte - EUA

Passagens aéreas de ida e volta

1

Alan Wallace (Eminence)

Turnê Ocêania 2011 - 16 shows

Nova Zelândia e Australia

Passagens aéreas de ida e volta

6

Sebastião Dico (Aum Soham)

Participação em curso - oficinas de canto

Virginia - EUA

Passagens aéreas de ida e volta

1

Sérgio Anderson de Moura Miranda

Participação de curso de doutorado em Perfomance Vocal - Música Antiga, em Indiana/EUA.

Indiana - EUA

Passagens aéreas de ida e volta

1

Janaína Macruz Inácio (Produtora do Dead Lovers Twisted Heart)

4 (quatro) shows que acontecerão no Ballroom, em Madri, no Bacolheiro, Arte&Manha e FNAC, em Lisboa.

Espanha e Portugal

Passagens aéreas de ida e volta e 1 trecho aéreo

3

Luiz Marcos Garcia Ramos

Show no evento Domingo- Feira, em Campinas, e no Festival Corrente Mostra, em Poços de Caldas .

São Paulo e Minas Gerais

Passagens aéreas de ida e volta

4

Ação de Interiorização no Sul de Minas - Semana #3

Estamos nos aproximando da reta final da Ação de Interiorização do Música Minas. Essa semana estamos visitando o Vale do Aço e o Vale do Jequitinhonha, passando por Ipatinga, Teófilo Otoni e Governador Valadares.

Na próxima semana será a vez do sudeste mineiro, onde apresentaremos o painel em São João del-Rei, Barbacena, Juiz de Fora, Viçosa e Ouro Preto.

Clique aqui para ver a relação de todas as cidades com informações sobre locais e contatos.

Enquanto a Ação de Interiorização não chega na sua cidade, confiram abaixo os relatos sobre a passagem da ação na última semana pelo Sul de Minas.

Varginha

A terceira semana da Ação de Interiorização começou em Varginha, onde Lucas Mortimer, Talles Lopes e Roberta Henriques foram recebidos por Cassiano, músico e produtor da cidade. Nos encontramos com Paula Andréia, presidente da Fundação Cultural do Município de Varginha que funciona numa antiga estação de trem contruída em 1934, tombada e adquirida pela adminstração pública municipal em 2002. No mesmo prédio, encontram-se o museu, a biblioteca e o conselho do patrimônio histórico. Há exatamente um mês ocorreu a reinauguração do Teatro Municipal.
A noite o painel aconteceu no auditório do Conservatório Estadual de Música e contou com um ótimo público. Lucas apresentou o histórico do Fórum e as linhas de ação do Programa Música Minas. Logo após, Talles falou sobre a importância do associativismo no interior do novo modelo do mercado musical e como o interior é importante para criar novas demandas ao Fórum.

Os presentes tinham várias dúvidas sobre o Edital de Intercâmbio e novamente a questão da circulação de grupos grandes foi colocada com a sugestão de que se em meses nos quais todo  recurso não seja distribuído, essa diferença possa ser repassada para propostas de grupos com número maior de integrantes.

Machado

Em Machado, fomos recebidos por Platinny, representante do coletivo Machadada. Fomos apresentados à Rosa Maria, gerente da Casa de Cultura, e alguns vereadores, todos convidados para o painel. Na cidade, Makely Ka juntou-se à comitiva.
O encontro se realizou na Câmara Municipal, Platinny apresentou os presentes e Lucas iniciou o painel com a exibição do documentário Música Presente. Makely expôs o histórico do Fórum e o papel da articulação dos músicos nesse processo enfatizando bastante como a organização do setor é importante no contato com o poder público e no vigor da cena musical.

Lucas apresentou as ações do Programa e Talles enfatizou bastante a importância do interior no cenário musical do estado e da integração desses agentes ao Fórum. Os presentes tiraram algumas dúvidas de ordem prática e após o painel o bate-papo seguiu a partir da curiosidade sobre os coletivos do Fora do Eixo, a relevância da cultura negra na cidade e a trajetória de bandas importantes na região.

Poços de Caldas

A terceira cidade da terceira semana da Ação de Interiorização foi Poços de Caldas. Fomos recebidos por Pedrinho e Diego do coletivo Corrente Cultural, ponto de articulação do Fora do Eixo Minas na cidade. Eles nos levaram para um encontro com Cristiane Fernandes, diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura.
Alojado no Espaço Cultural da Urca, antigo Cassino da Urna tombado em 1985, o Departamento de Cultura pretende se transformar em uma fundação para a garantia de recursos para o setor. A TV Plan e TV Poços estavam presentes e cobriram o painel que foi realizado neste mesmo espaço e contou com um número muito bom de pessoas.

Makely Ka apresentou o histórico do Fórum enfatizando a sua inserção em um momento específico da história da música onde o associativismo se torna possível e necessário. Lucas Mortimer apresentou as ações do Programa Música Minas e depois foi aberto às questões dos presentes.

Pouso Alegre

Recebida por Eneida Sales, diretora de Turismo da cidade, a comitiva inicialmente conheceu o prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, onde nos encontramos com Rafael Huhn, Secretário de Cultura. No prédio, ambos relataram sobre a cultura da cidade e região.
Posteriormente, fomos ao Conservatório Estadual Juscelino Kubistchek, onde se realizou o painel. No início, o encontro contou com poucos participantes, entretanto, a sala foi ficando cheia de alunos e professores do Conservatório no decorrer da exposição.

Ficou bastante claro que Pouso Alegre é uma cidade com bastante movimentação cultural, projetos aprovados em leis estaduais e federais, patrimônios material e imaterial preservados (inclusive o pastel de milho da cidade foi “tombado”) e conta com um mecanismo de incentivo que contempla renúncia fiscal e fundo.

Três Pontas

Na cidade de Milton Nascimento e Wagner Tiso, nos encontramos com Keyre da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo da cidade. No Centro Cultural Milton Nascimento nos encontramos, ainda, com Alex que dirige o Conservatório Municipal de Música.
O painel foi realizado no Centro Cultural onde Lucas Mortimer apresentou as linhas de ação do Programa Música Minas e Makely Ka falou do histórico do Fórum da Música de Minas e da nova configuração do cenário musical.

Foi bastante lamentadas as ausências de músicos importantes da cidade que no mesmo dia estavam acompanhando Milton Nascimento em um show em São Paulo e as pessoas presentes sugeriram de que fosse feita uma nova visita.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ata da reunião aberta do Fórum da Música de Minas – dia 14 de junho de 2011.

Comunicação Programa Música Minas
Apresentação do programa Música Minas
Representando o Fórum estavam presentes: Lailah, Cláudia, Oscar, Jubão, Babilak Bah, Luciano além de Nestor Santana (representando a SEC) e Sônia (como representante do vice-prefeito de Belo Horizonte).
A reunião iniciou-se com a apresentação do andamento das ações do grupo gestor do Programa Música Minas –
Cláudia enfatizou que a comunicação é um dos pilares essenciais do programa, por ser um processo que permeia as demais ações. Oscar esclareceu que o programa tem sido divulgado em emissoras como Inconfidência FM, Oi FM e em breve será divulgado por dez emissoras no interior do estado, com 45 a 50 chamadas durante o período de realização do programa. Segundo ele os contatos com a Redeminas não foram bem sucedidos mas enfatizou que as emissoras do interior também possuem canais de TV e que elas têm interesse em veicular as ações do Música Minas.
Portal Música Minas
Oscar relatou que o contrato deve ser assinado em breve com a Izap. Ele adiantou que o processo de desenvolvimento do site está em andamento. As funções são semelhantes ao Toque no Brasil, com uma página para cada artista. Ele explicou também que o espaço servirá para divulgar as ações do Fórum e do Música Minas, além de servir como fórum de debate entre artistas, produtores e demais agentes.
Interiorização
Jubão explicou que uma pesquisadora tem acompanhado os representantes, realizando um trabalho levantamento da música do estado, dando continuidade ao processo iniciado pela Fundação João Pinheiro.
Apoio das rádios
Oscar enfatizou as parcerias realizadas com as emissoras de rádio no interior. Serão realizadas entrevistas, divulgação dos shows e veiculação das músicas. A ideia é que essas parcerias se repitam nos próximos anos. Ele concluiu a fala reafirmando a importância de veículos que divulguem os trabalhos para o público de uma forma geral.
Editais Pró-Cultura
Lailah disse que o fórum teve uma participação nos editais lançados em 2010. Foram três os editais lançados pela Funarte:
- Prêmio Pró Cultura
- Palcos Musicais Permanentes
- Prêmio pró-cultura de apoio a festivais e mostras de música
Ela explica que foram lançados em novembro de 2010 e com a mudança de governo os rumos não ficaram claros. Segundo informações os resultados serão divulgados em agosto.
Cooperativismo Musical
Será realizado um seminário de cooperativismo musical, no Acre ( 24 a 28 de agosto – Rio Branco). A ação será realizada pela COMUM em parceria com a COMAC e contará com cooperativas de todo o Brasil. O objetivo é enquadrar a cultura como categoria específica no cooperativismo, já que diferente de outras organizações semelhantes, a cultura não gera um produto, necessariamente. Outro objetivo é a regulamentação da profissão de músico.
Feira Música Brasil
A intenção pra 2011 é realizar um encontro para discutir sobre a própria feira, uma vez que as edições anteriores não alcançaram os objetivos pretendidos. Sendo assim, é provável que a Feira Música Brasil só seja realizada em 2012.
Lei Municipal de Incentivo
Jane relatou sobre a consulta pública que está aberta até o fim de junho. O objetivo é discutir a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As pessoas podem se candidatar também para integrar a Comissão de Avaliação da Lei Municipal ou votar nos seus candidatos, isso deve ser feito presencialmente na Fundação Municipal de Cultura. Segundo ela, os artistas ligados ao teatro estão bastante mobilizados neste sentido. É preciso que a música siga o mesmo caminho já que se trata de um momento tão importante para que o setor tenha representação. O prazo é até o dia 30 de junho. Foi consenso que é necessário escolher candidatos da música para a comissão.
Mobilização pelo Lapa Multshow
O Lapa é um dos mais importantes espaços culturais da cidade e está e atividade há 14 anos. No final de 2010 Guilardo Veloso, locatário do imóvel onde funciona a casa, recebeu um pedido de devolução, com um prazo de 30 dias para a desocupação. Guilardo recorreu na justiça e ganhou cinco meses a mais.
O prédio onde funciona o Lapa Multshow é um dos projetos realizados em BH pelo arquiteto italiano Rafaello Berti, que também assinou obras como o Hospital Felício Rocho e o Minas Tênis Clube.
Baseado neste fato, o vereador Arnaldo Godoy entrou com um pedido de tombamento do prédio e o Conselho aceitou a solicitação. Com o fechamento do Lapa Multshow não restarão mais casas de médio porte acessíveis para a música autoral. Segundo Guilardo, a casa recebe cerca de 180 shows por ano e é muito importante que ela seja mantida para a classe musical.
Ele sugeriu que o Fórum se organizasse para pedir a desapropriação do imóvel à prefeitura. A partir dessa ação o espaço se transformaria em um centro cultural que poderia ser administrado pelo Fórum da Música. Enfatizou que sem espaços adequados para apresentação dos artistas as articulações perdem força e é imprescindível que a classe musical se aproprie.
Jane sugeriu que as entidades se mobilizem e entreguem uma proposta efetiva para a prefeitura. Nestor Santana chamou a atenção para a articulação do Fora do Eixo nas redes sociais. Segundo ele, é importante que essa habilidade seja utilizada para criar uma movimentação e sensibilizar a cidade como um todo.
Encaminhamentos:
Foi criada uma comissão que se encarregará da formatação do documento que será entregue para a prefeitura. Foram sugeridos os seguintes nomes: Cláudia, Luciano, Jubão, Adriana Bemquerer, Oscar Neves, Gabriel, Péricles, Emílio, Priscila, Jana, Lailah e Guilardo Veloso.
A reunião foi agendada para segunda-feira- 20 de junho, às 14: 30, no Lapa Multshow.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ação de Interiorização segue conquistando espaços no interior de Minas - Semana #2

A cada painel apresentado, novas ideias e sugestões são levantadas pelos participantes. No geral, a falta de visibilidade é o grande gargalo do trabalho desenvolvido pelos artistas do interior. Na maioria das cidades, a cultura de massa se sobrepõe sobre as expressões artísticas locais e acaba sufocando novas iniciativas, que demandam muito trabalho para se estabelecerem. Daí a importância ressaltada nos painéis, da classe musical se organizar em associações, para poderem demandar, em bloco, mais investimento do poder público municipal.

Essa semana a Ação de Interiorização está circulando pelo Sul de Minas, visitando Varginha, Machado, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Pontas. Confiram abaixo os relatos das cidades visitadas na semana passada.

Vespasiano

Em Vespasiano, Juliano Jubão (SIM), Túlio Mourão (AAMUCE) e Roberta Henriques (pesquisadora) encontraram Fred Berli do Coletivo Vatos, ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo na cidade, que organizou o painel no cine-teatro da FASEH – Faculdade de Saúde e Ecologia Humana. Entre poucas pessoas, o painel se transformou em um bate-papo com os presentes. Jubão apresentou as ações do Programa Música Minas e Túlio Mourão, o histórico do Fórum da Música de Minas. Ambos na tentativa de estimular os presentes a criarem suas formas de organização da cena musical.
Algo que ficou bem marcado no papo com os presentes em Vespasiano é a presença forte de Belo Horizonte na vida cultural da cidade e uma certa dose de desgosto por conta disso. O que foi bem rebatido por Túlio no incentivo para o empreender e buscar soluções. Essa foi a marca do encontro em Vespasiano, o estímulo para que a cidade tenha consciência de suas possilidades de atuação.

Patos de Minas

A caravana saiu no dia seguinte para o leste de Minas e contou com Lucas Mortimer, Túlio Mourão, Talles Lopes e Roberta Henriques. A equipe se encontrou com Ciro Nunes do coletivo Peleja, ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo na cidade, responsável pela organização do painel.
O encontro se deu no Teatro Municipal Leão de Formosa e contou com a presença de Mara Porto, diretora de cultura do município. No mesmo espaço o Museu da Cidade de Patos de Minas estava sendo inaugurado com a presença do governador Anastasia e da secretária de estado de cultura Eliane Parreiras. Simultaneamente, acontece a FENAMILHO, uma grande festa agropecuária que movimenta a cidade, visto os ônibus de artistas sertanejos pela cidade e a dificuldade em encontrar vagas em hotéis. No dia anterior, o coletivo Peleja teve um palco para a música independente na FENAMILHO, onde se apresentaram bandas independentes.

Inicialmente, o documentário Música Presente foi apresentado para logo após Túlio Mourão expor o histórico do programa. Lucas Mortimer mostrou as ações do Programa. Talles Lopes falou mais sobre a parceria do Música Minas com o Circuito Mineiro de Festivais no Programa de Circulação e sobre as possibilidades de circulação dos artistas através de todos os editais.

Algumas sugestões interessantes para o Fórum da Música de Minas foram colocadas pelo público, inclusive a de realização de um mapeamento da cadeia produtiva da música em cada uma das cidades de forma aprofundada. Seria uma ótima empreitada para a expansão da Ação de Interiorização em 2012.

Uberlândia

Em Uberlândia, a comitiva foi recebida por integrantes do coletivo Goma que organizou o painel na cidade. Após uma tarde de trabalho e conversas na sede do coletivo, seguimos para o Auditório Cícero Diniz no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia. No Centro Administrativo, nos encontramos com Cida Perfeito e Maria José, assessoras da secretária de cultura da cidade.
No auditório, a apresentação procedeu-se com a mesma sistematização conduzida nas outras cidades. Uberlândia é uma das poucas cidades do interior que já acessaram a algumas ações do Programa Música Minas por conta da força da cena da cidade e isso foi reforçado na fala de Talles Lopes sobre a importância da informação e da sua circulação.

Uma questão interessante colocada pelos presentes foi a impossibilidade de contemplação de grupos maiores no edital de intercâmbio, como orquestras e grandes grupos de música popular, devido a restrição de valor da proposta.

Uberaba

Quarta parada da comitiva: Uberaba. Chegamos para uma entrevista no MGTV da Rede Integração, afiliada da Rede Globo, onde Lucas Mortimer participou ao vivo do noticiário. Após a entrevista, seguimos para a sede do coletivo Megalozebu, ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo, o painel foi articulado pela Letícia Rezende, coordenadora de planejamento do coletivo que marcou um encontro com o presidente da Fundação Cultural de Uberaba. Neste encontro, o Programa Música Minas foi apresentado ao presidente, além do Circuito Mineiro de Festivais Independentes cujo calendário inclui o Encontro Novas Tendências que será realizado na cidade pelo quinto ano pelo Megalozebu.
No Teatro Experimental de Uberaba, o painel foi movimentado e os músicos presentes tinham várias dúvidas sobre os editais. Uma das propostas foi a realização de ações para gerar visibilidade dos artistas do interior em Belo Horizonte. O debate foi muito interessante e os presentes mostraram como já tentaram se reunir para se associar, tentativa que não deu certo até o momento, mas que com a passagem do Música Minas retomou ânimo de prosseguir.

Divinópolis

Em Divinópolis, terra de Túlio Mourão, fomos recebidos inicialmente por Marcelo Montenegro da Secretaria Municipal de Cultura, com quem conversamos e apresentamos o Programa Música Minas. Da secretaria, seguimos para o CCM – Centro de Cultura Musical – onde o painel foi realizado.
O dia frio espantou os participantes e o encontro contou com poucos pessoas. Após a apresentação do documentário Música Presente, do histórico do Fórum, das ações do Programa Música Minas, Talles Lopes enfatizou o papel do interior na produção musical do estado e das dificuldades vividas pelos músicos mineiros. Dificuldades que podem ser combatidas pela articulação da sociedade civil organizada com o poder público e com a proatividade dos músicos.

Os participantes se apresentaram e colocaram suas opiniões sobre o Programa. Divinópolis, como Uberlândia, é das poucas cidades do interior que já tiveram artistas acessando às ações do Programa e apresenta um cenário rico com muitos músicos, mas que circulam pouco. Um dos artistas presentes já havia utilizado o Edital de Intercâmbio.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Edital de Circulação Estadual 2011

O Programa Música Minas acaba de lançar uma de suas novidades para o ano de 2011. O Edital de Circulação Estadual irá selecionar 15 artistas/grupos para fazerem 2 shows cada nos festivais integrados ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes, sendo que pelo menos 1/3 (um terço) destes deverão ser artistas do interior. Serão um total de 30 shows distribuidos em 10 festivais que ocorrem de agosto a dezembro de 2011.

A abertura das inscrições será realizada pelo portal Toque no Brasil, onde o artista/grupo deverá criar seu perfil e poderá se inscrever entre os dias 17 e 24 de julho.

Confiram os links para o Edital e seus anexos:
Segue abaixo o Edital na integra.


EDITAL DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL 2011

O Fórum da Música de Minas Gerais, no uso da designação que lhe  foi conferida no Convênio SEC/AJU/3312/0/11, firmado com a Secretaria de Estado de Cultura e nas condições e exigências estabelecidas neste Edital, torna público que será realizado processo seletivo de artistas e grupos musicais, concorrentes à vagas e ajuda de custo para participação em festivais de música integrantes do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. O Edital de Circulação Estadual tem como objetivo promover a circulação e difusão da música produzida no estado de Minas Gerais.

1.2. O Edital selecionará 15 propostas de artistas/grupos musicais residentes no estado de Minas Gerais, para realização de 30 apresentações (2 por artista/grupo) em festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

2. PÚBLICO ALVO

2.1. Artistas e grupos de música residentes no estado de Minas Gerais.

3. RECURSOS FINANCEIROS

3.1. A concessão do apoio financeiro será viabilizada com recursos originários do convênio estabelecido entre o Fórum da Música de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura, no importe de R$100.000,00 (cem mil reais).

3.1.1. Do valor total do importe, R$90.000,00 (noventa mil reais) serão destinados aos artistas/grupos e R$10.000,00 (dez mil reais) serão destinados a despesas com assessoria de imprensa e divulgação do Edital e dos artistas selecionados.

3.2. Os artistas/grupos receberão R$3.000,00 (três mil reais) por apresentação, sendo este recurso destinado a cobertura de gastos com transporte,  alimentação, traslado local e outros custos advindos da apresentação, tais como cachê de músicos, produtores e técnicos contratados.

4. INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do portal Toque no Brasil (www.toquenobrasil.com.br).

4.2. Os artistas/grupos concorrentes deverão se cadastrar e criar um perfil de artista no Toque no Brasil, preenchendo as informações solicitadas, e posteriormente ativar sua inscrição na página do Circuito Mineiro de Festivais Independentes no portal, selecionando o Edital de Circulação Estadual do Programa Música Minas.

4.3. O cadastro/perfil deverá conter as seguintes informações:
a) Release, incluindo a descrição da proposta artística a ser apresentada;
b) Foto em alta resolução com devidos créditos;
c) Duas músicas de autoria do proponente;
d) Videoclipe ou vídeo de divulgação (opcional);
e) Clipping (inserir uma TNBox de fotos ou texto com link de no máximo 5 anexos comprobatórios do histórico artístico, material de imprensa, programas de apresentações realizadas e outros materiais que comprovem a efetiva atuação do artista/grupo no cenário musical mineiro);
f) Mapa de palco;
g) Necessidades técnicas de som (rider);

4.3.1. A proposta artística deverá conter a descrição do espetáculo proposto, assim como a formação da banda e/ou grupo. Não serão aceitas modificações na proposta artística apresentada quando da realização dos shows.

4.4. O período de inscrição será iniciado 45 (quarenta e cinco) dias após a data de publicação deste edital, no período de 17 a 24 de julho.

4.5. Poderá se inscrever todo e qualquer músico ou grupo musical atuante em qualquer gênero musical, representado individualmente por integrante residente em Minas Gerais há pelo menos 02 (dois) anos, com respectiva comprovação pós-seleção, mediante inscrição de uma única proposta artística em seu nome, tornando-se o proponente da inscrição.

4.6. São vedadas as inscrições de projetos cujo proponente:
a) Esteja inadimplente junto à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais;
b) Tenha sido selecionado no Edital de Circulação de 2010.

4.7. A inscrição realizada em desacordo com as condições e finalidades estabelecidas no presente Edital será automaticamente desclassificada.

4.8. A efetivação da inscrição implica o conhecimento e a integral concordância com as normas e condições estabelecidas neste Edital.

5. PRÉ-SELEÇÃO E SELEÇÃO

5.1. Os artistas/grupos inscritos serão analisados por uma Curadoria composta por produtores dos festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes e fundamentará suas escolhas nos seguintes  critérios:

a) Singularidade: autoralidade, ineditismo e identidade da proposta artística em suas dimensões poética, melódica, harmônica, rítmica e arranjos.
b) Trajetória: análise do percurso histórico e sua continuidade, a produção fonográfica, os eventos em que atuou, a coerência de propósitos artísticos, o volume e qualidade de ações produzidas pelo tempo de existência artística.
c) Produção: análise técnica dos recursos materiais e humanos mobilizados para a realização da produção musical apresentada.

5.1.1. A participação como beneficiário de outras atividades do Programa Música Minas no ano de 2010, poderá ser considerada como critério de desempate, sendo favorecido o artista ainda não beneficiado.

5.2. A curadoria selecionará 15 (quinze) artistas/grupos dentre todos os inscritos, mais 05 (cinco) suplentes na hipótese de desistência ou desclassificação de algum dos selecionados, não havendo possibilidade de recursos.

5.2.1. Haverá uma cota mínima de 1/3 (um terço) das vagas para artistas/grupos do interior do estado.

5.3. A relação das candidaturas pré-selecionadas será disponibilizadas nos sítios eletrônicos www.musicaminas.blogspot.com e www.cultura.mg.gov.br.

5.5. Os candidatos pré-selecionados receberão um comunicado de sua pré-seleção, por meio de mensagem de correio eletrônico.

5.6. Os candidatos pré-selecionados deverão encaminhar a documentação complementar exigida no item 5.7 para habilitação final da proposta, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis a contar da data de envio do comunicado.

5.7. A documentação complementar exigida para habilitação final consiste em:
a) Formulário de Cadastro (Anexo I);
b) Cópia da carteira de identidade e CPF do proponente;
c) Comprovantes de endereço do proponente, sendo um atual e outro com data de 02 (dois) anos antes do atual;
d) Contrato (Anexo II), em 03 (três) vias, assinado pelo representante legal da proposta selecionada e por uma testemunha, rubricado em todas as suas páginas.

5.8. A documentação complementar deverá ser entregue (em mãos ou via correio com AR) dentro de volume único lacrado em envelope não transparente e fechado, contendo na sua parte externa a seguinte inscrição:
a) Documentação de Habilitação – Edital de Circulação Estadual Música Minas;
b) Nome do Selecionado conforme inscrição realizada;
c) Nome artístico.

5.9. O endereço para entrega da documentação complementar é: Rua Pernambuco, 353, sala 509, bairro Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP: 30130-150.

5.10. A homologação da seleção só será efetuada mediante envio, análise e aprovação da documentação complementar.

5.11. O Fórum da Música de Minas Gerais divulgará nos endereços eletrônicos www.musicaminas.blogspot.com e www.cultura.mg.gov.br a relação das candidaturas selecionadas e homologadas pelo Núcleo Gestor do Programa Música Minas.

6. DAS APRESENTAÇÕES

6.1. Os artistas/grupos selecionados no Edital de Circulação Estadual se apresentarão nos festivais ligados ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI). O CMFI conta com 12 (doze) festivais realizados em 12 (doze) cidades de Minas Gerais: Festival Escambo (Sabará), Festival Goma (Uberlândia), Transborda – Festival de Artes Transversais (Belo Horizonte), Encontro Novas Tendências (Uberaba), Festival Marreco (Patos de Minas), Festival Gramophone (Sete Lagoas), #VaiSuldeMinas (Poços de Caldas), Festival Pá na Pedra (Ribeirão da Neves), Festival La Onda (Vespasiano), Festival Balido (Ipatinga), Alambique do Som (Barbacena) e Viva Música (Juiz de Fora).

6.2. A distribuição e posicionamento dos artistas/grupos nos festivais será realizada pela curadoria do Circuito Mineiro de Festivais Independentes, levando em conta o contexto artístico e técnico de suas programações.

6.3. Caberá ao CMFI, juntamente com o Núcleo Gestor do Programa Música Minas, a decisão final sobre a escolha das locações de cada proposta artística selecionada, não havendo possibilidade de recurso.

6.4. As apresentações terão início a partir de julho de 2011 e serão comunicadas com o mínimo de 10 (dez) dias de antecedência.

6.5. Todos os festivais ocorrerão até o dia 19 de dezembro de 2011, sendo este o prazo máximo para realização de todas as apresentações previstas no presente Edital.

6.6. Os festivais contarão com estrutura profissional de palco, som e iluminação, podendo atender a qualquer necessidade básica de som. O “rider” de iluminação fica a cargo dos festivais e poderão não ser atendidos completamente.

6.7. Propostas que tenham a necessidade de cenário ou iluminação especial devem mencionar no release e “riders” as especificações dos mesmos, podendo ser um fator limitante para a seleção da proposta.

6.8. Os festivais serão responsáveis por oferecer hospedagem aos artistas/grupos, sendo as reservas de hotéis feitas pelo Circuito Mineiro de Festivais Independentes. O proponente deverá enviar todas as informações necessárias para efetivação das reservas aos responsáveis com no máximo 14 (quatorze) dias de antecedência da data da apresentação, podendo este benefício ser revogado caso o prazo não seja cumprido.

7. DO PAGAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

7.1. O pagamento da ajuda de custo (prêmio) será realizada em duas parcelas, 50% entre o 15º (décimo quinto) e o 10º (décimo) dia útil anterior a data da apresentação e os outros 50% em até 05 (cinco) dias úteis após a entrega do Formulário de Prestação de Contas.

7.1.1 O pagamento será realizado por meio de cheque nominal ao proponente selecionado, mediante assinatura de recibo.

7.2. Seguros de viagem, de acidentes e de responsabilidade civil, caso existam ou sejam exigidos, serão de inteira responsabilidade do proponente selecionado.

7.3. Os selecionados deverão enviar em até 10 (dez) dias úteis após cada apresentação, o formulário de Prestação de Contas (Anexo III) devidamente preenchido e assinado, sendo o pagamento da segunda parcela da ajuda de custo vinculado a entrega do mesmo.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. O Fórum da Música de Minas Gerais, caso haja necessidade, poderá realizar ajustes neste Edital por meio de nova publicação sítio eletrônico: www.musicaminas.blogspot.com. 

8.2. Integram este Edital os seguintes Anexos:
a) Anexo I – Formulário de Cadastro;
b) Anexo II – Contrato de Participação;
c) Anexo III –  Prestação de Contas;

8.3. Dúvidas pelo telefone 31-3264-2336 (das 14 às 18hs) ou pelo endereço eletrônico “programamusicaminas2011@gmail.com”.

8.4. Os casos omissos serão regidos pelo convênio originário e, supletivamente pelas disposições legais aplicáveis.

8.5. Para dirimir quaisquer questões decorrentes do presente Edital, que não possam ser resolvidas pela mediação administrativa, fica eleito, desde já, o foro de Belo Horizonte – MG, que será o único competente para dirimir e julgar todas e quaisquer dúvidas ou pendências, renunciando-se a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Belo Horizonte, 31 de maio de 2011.

Márcio Hilton Fragoso Borges / Fórum da Música de Minas Gerais.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Assembléia do Fórum da Música de Minas - 14/06/2011

O Fórum da Música de Minas convida o setor musical e cultural para a terceira Assembléia Geral do ano. As assembléias abertas tem sido muito produtivas e proporcionado uma participação efetiva de toda a classe musical nas discussões acerca de políticas públicas para a música produzida em Minas.

A reunião será realizada dia 14 de junho (terça-feira), às 19h00, no Lapa Multishow (Rua Álvares Maciel, 312, Sta. Efigênia) e terá como pauta:
  • Programa Música Minas: informes e relatorização
  • Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte
  • Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH: consulta pública e eleição da Comissão de Avaliação
  • Conselho Estadual de Políticas Culturais
  • Lei Estadual de Incentivo à Cultura: Audiência pública dia 15/06 sobre Substituição Tributária
  • Informes:
    • Processo de tombamento do Lapa Multishow
    • Marcha da Liberdade
    • Editais do Procultura
    • Feira Música Brasil
    • Seminário de Cooperativismo Musical (Acre)
Contamos com a presença de todos!

sábado, 4 de junho de 2011

Música Minas inicia o processo de Interiorização - Semana #1

Começou nessa última semana a Ação de Interiorização, que levará a apresentação de um painel sobre o Programa Música Minas a 28 cidades mineiras. Na viagem, Lucas Mortimer (gestor da Ação de Interiorização), Túlio Mourão (AAMUCE), Luciano Viana (Fora do Eixo Minas) e Roberta Henriques (pesquisadora).

Sete Lagoas

Primeira parada: Sete Lagoas. A organização do painel ficou por conta do Coletivo Colcheia e o encontro foi realizado no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, casarão localizado no Praça Tiradentes no centro da cidade. O Casarão, há vinte anos atrás quase totalmente destruído, foi restaurado pela prefeitura e é um espaço excelente para os artistas e produtores da cidade ocuparem e assim eles tem feito. Nos fundos do Casarão, uma grande arena, perfeita para realização de shows e demais apresentações artísticas.

No interior do Casarão, nos reunimos em uma sala ampla com cerca de quinze agentes da cadeia produtiva da música de Sete Lagoas, sendo quase todos músicos locais, mas sem nenhum representante do poder público ligado à cultura.

O painel foi sistematizado para mostrar o histórico do Fórum da Música – apresentado por Túlio Mourão, e as frentes de atuação do Programa Música Minas – apresentadas por Lucas Mortimer e Luciano Viana. Várias dúvidas foram colocadas pelos presentes e pelas pessoas que acompanhavam a transmissão online. Em meio às dúvidas levantadas, um pouco da realidade cultural de Sete Lagoas podia ser percebida através do depoimento dos presentes, principalmente sobre questões de políticas públicas como a mobilização da classe para a implantação da lei municipal de incentivo à cultura.

Diamantina

Partimos de Sete Lagoas pela manhã, chegamos em Diamantina na hora do almoço. Logo nos reunimos com Cristiano Ribeiro e Janaína Araújo da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade. O Programa Música Minas foi apresentado e Cristiano e Janaína nos falaram sobre o cenário musical de Diamantina, destacando os problemas, como a desmobilização da classe e a falta de visão empreendedora de seus trabalhos, e também as virtudes, como o rico cenário musical, a presença do Conservatório e a vocação turística da cidade. A secretária Márcia Betânia reforçou conosco sobre a necessidade dos músicos da cidade de se posicionarem como gestores de suas carreiras.

Com Cristiano e Janaína levantamos uma série de informações sobre o cenário cultural da cidade que é marcado pela diversidade, mas também pela dificuldade de posicionamento da música autoral.

À noite no Teatro Izabel, espaço todo reformado, muito bem equipado com capacidade para 120 pessoas, nos encontramos com 25 agentes de Diamantina. O painel foi iniciado com a exibição do documentário Música Presente. Túlio Mourão apresentou o histórico de sua carreira e do Fórum da Música de Minas. Lucas apresentou as ações do Programa.

Ainda tímidos, os presentes fizeram algumas questões e conforme as dúvidas iam sendo tiradas, a  necessidade de mobilização e organização dos músicos na cidade ficava evidente. Na fala da secretária Márcia, a abertura do órgão para as demandas dos músicos e o elogio ao Fórum da Música como uma iniciativa exemplar da sociedade civil em interlocução com o poder público, além de uma sugestão de interlocução com o Sebrae para implementação de um projeto piloto de posicionamento da pauta da cultura dentro do setor turístico de Diamantina.

Ao final, nos bate-papos mais livres, os músicos que “matam um leão por hora” falaram mais abertamente de suas necessidades: o desejo de interlocução com outras cidades, a falta de visibilidade para os trabalhos autorais e de recursos financeiros. Entretanto, também apontaram as potencialidades: uma cidade com várias instituições de formação, a circulação intensa de pessoas e forte tradição musical.

Montes Claros

Terceira parada: Montes Claros. No calor característico da cidade nos encontramos com Igor Coimbra, professor da UniMontes, nosso contato local indicado por Nestor Sant’anna que nos deu toda atenção e fez uma ampla mobilização do setor musical de Montes Claros para o painel. A tarde ele nos levou ao prédio da Secretaria de Cultura recém inaugurado em um antigo casarão restaurado onde nos encontramos com o secretário Ildeu Braúna. O Programa Música Minas foi apresentado ao secretário que disse considerar  muito importante o processo associativo para a construção de políticas políticas e do fortalecimento da cena musical.

Após a conversa com o secretário e um excelente bate papo com Igor que nos deu sua visão da cena musical da cidade, fomos ao Centro Cultural Hermes de Paula onde aconteceria o painel. E lá encontramos alguns músicos já bastante informados acerca do Fórum da Música de Minas e do Programa Música Minas. Músicos se articulando para a retomada da Associação de Artistas do Norte de Minas e do coletivo local. Músicos querendo e buscando as informações para se integrarem ao Fórum, músicos com projetos, parcerias, etc. Um cenário muito interessante e diversificado em Montes Claros.

O esquema do painel foi mantido por se mostrar interessante. Túlio Mourão apresentou o histórico do Fórum da Música de Minas e arrancou risadas com algumas histórias de sua carreira. Ao apresentar as frentes de trabalho do Programa para os 33 agentes presentes, Lucas e Luciano foram questionados sobre vários pontos, por um público interessado e atuante.

Balanço final: extremamente positivo! Apesar de poucas pessoas em alguns painéis, todos os presentes se mostraram muito interessados e sairam estimulados a espalhar a notícia e se unirem para conseguir aproveitar cada vez mais das oportunidades apresentadas pelo Música Minas e pelo Fórum.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

1ª Rodada de Discussão D.A Música


De 06 a 08 de julho, será realizada no auditório da escola de música da UFMG, a 1ª Rodada de Discussão do D.A Música – Produção da música independente.

O Evento apresentará debates com temas relacionados ao atual momento da produção musical brasileira.

Confira a programação:

6 JUNHO

19h às 22h

Produção musical independente é possível?

Lucas Mortimer (Coletivo Pegada)

Makely Ka (COMUM, Fórum da Música)

Alexandre Guimarães (Regente da OSFEA)

Roger Deff (Julgamento/ Coletivo Bambata)

Mediador: Gabriel Murilo

8 junho

9h às 12h

Produção musical independente

e o uso das novas tecnologias?

Marcelo Santiago (Blog Meio Desligado)

Leo Santiago (Coletivo Fórceps)

Kristoff Silva

Mediadora: Roberta Henriques

12h30

Show Terra das Laranjeiras

Praça de Serviço UFMG

Informações:Irene Bertachini -31 9677.0696