sexta-feira, 22 de julho de 2011

EDITAL DE INTERCÂMBIO - RESULTADO DA CURADORIA DE JULHO

Selecionados:

Carlos Eduardo Costa dos Anjos (Kdu. dos Anjos)

Projeto: Apresentação na PMW Rock Festival em Palmas.

Apoio concedido: 1 (uma) passagem aérea de ida e volta.

Carlos Frederico Klaus (Kiko Klaus)

Projeto: Apresentação na Feira da Música de Fortaleza.

Apoio concedido: 5 (cinco) passagens aéreas de ida e volta.

Cláudio Vieira Rocha (O Melda)

Projeto: Show de lançamento de CD no Festival Casarão 2011 em Porto Velho.

Apoio concedido: 1 (uma) passagem aérea de ida e volta.

Ciro Nunes Vaz

Projeto: Show no Festival Poraquê em Roraima

Apoio concedido: 5 (cinco) passagens aéreas de ida e volta.

Flávio de Abreu Lourenço (Renegado)

Projeto: Show no festival "Made in Latin America" e em outras casas de show na Austrália.

Apoio concedido: 6 (seis) passagens aéreas de ida e volta.

Gilson César (Babilak Bah)

Projeto: Turnê pela Europa. Apresentações nos festivais:Espírito Mundo (França), Festival Espírito Poitou (França) e Espírito Brum (Inglaterra). Apresentações nas casas de show: Metropolitan Café (Dinamarca), The Music Village (Bélgica) e no Ano do Brasil na Holanda (Holanda). Participação em 2 (duas) conferências sobre percussão brasileira na Itália.

Apoio concedido: 2 passagens aéreas de ida e volta, cobertura de 1 (um) trecho aéreo e 6 (seis) prêmios.

Luiz Marcos Garcia Ramos

Projeto: Apresentação na PMW Rock Festival em Palmas.

Apoio concedido: 5 (cinco) passagens aéreas de ida e volta.

Marcos José Catarina

Projeto: Apresentação no Teatro Municipal de Bartalha, no Ceará.

Apoio concedido: 1 (uma) passagem aérea de ida e volta.


FÓRUM DA MÚSICA DE MINAS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aberto o Edital de Circulação Nacional

Estão abertas até o dia 1° de setembro as inscrições para o Edital de Circulação Nacional do Programa Música Minas 2011.

Com o objetivo de promover encontros mais intimistas entre artistas, produtores e imprensa, o Programa Musica Minas, lança o edital de Circulação Nacional, que irá selecionar 6 artistas para um realizar 1 show cada até dezembro 2011.

O Espaço Minas Gerais na cidade de São Paulo foi inaugurado há pouco mais de 2 anos com o objetivo de tornar-se um centro de referência na dinamização de negócios e fomentar a geração de benefícios reais para o estado e para os parceiros de Minas Gerais por meio do incentivo do Turismo, Cultura e Negócios.

Para inscrever, basta criar um perfil de artistas no portal Toque no Brasil e em seguida acessar o perfil do Edital de Circulação Nacional.

Saiba mais aqui

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inscrições abertas para o Edital de Circulação Estadual

Estão abertas até o dia 24/07 (domingo) as inscrições para o Edital de Circulação Estadual do Programa Música Minas 2011.
O Edital selecionará 15 artistas/grupos para fazerem 2 shows cada em festivais integrados ao Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI). Os selecionados receberão um prêmio de R$3mil para custear transporte, alimentação e demais despesas com a viagem para participar do festival. Em contrapartida, o CMFI oferece toda a estrutura dos festivais juntamente com hospedagem e toda a assessoria de comunicação dos selecionados.

Para inscrever, basta criar um perfil de artistas no portal Toque no Brasil e em seguida acessar a página do Edital de Circulação Estadual no perfil do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

Sobre o CMFI

São 12 cidades, 12 festivais e a maior rota do cenário independente de Minas. O Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ou CMFI, como é conhecido, é a plataforma que aproxima os processos de gestão e produção dos festivais independentes mineiros, com o intuito de promover a circulação de artistas, fomentar os cenários locais e difundir a cultura paralela aos mecanismos de massa, formando público e agentes culturais pelo Estado.

O calendário 2011 do circuito ocupa o segundo semestre, em praticamente todas as regiões do Estado, começando por Sabará, no mês de julho. A partir daí, percorre Sete Lagoas, Barbacena, Ribeirão das Neves, Patos de Minas, Ipatinga, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vespasiano. São festivais de diferentes formatos, tamanhos e estilos, produzidos pelos Pontos Fora do Eixo Minas, e atingem mais de 50 mil pessoas, com circulação de cerca de 200 artistas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

"As Minas são Muitas" - a música no interior

A Ação de Interiorização vai chegando ao final de sua primeira fase, passando por 21 cidades e rodando mais de 6000 km em todo o estado. Nessa circulação visitamos quase todas as regiões de Minas Gerais e encontramos as mais diversas realidades. De cenários musicais bem estruturados, com grupos organizados e que contam com apoio do poder público e políticas públicas de fomento a cultura, até cidades em que a música mineira autoral ainda resiste por um fio.
Percebemos que as cidades que possuem mais grupos organizados, geralmente são as que possuem o maior apoio do poder público e, consequentemente, possuem melhor estrutura para a produção e veiculação da música autoral.

O painel do Programa Música Minas, além de detalhar as ações e editais do programa, frisou a importância da união do setor e do trabalho coletivo e associativo no atual cenário da música. O trabalho do Fórum da Música de Minas foi utilizado como exemplo de organização e de como essa organização abriu portas para o diálogo com o governo do estado, possibilitando a realização de uma política setorial dentro da Secretaria de Estado de Cultura.
Foi ressaltado que esse modelo de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público pode ser replicado localmente, bastando um esforço dos músicos e agentes da cadeia produtiva da música em dialogar e construir conjuntamente propostas para a cultura de suas cidades. Em alguns painéis, percebemos que essa Ação de Interiorização proporcionou um grande estímulo para que os músicos e agentes presentes passassem a dialogar mais entre si e buscar formas de se fazerem representados coletivamente. Algumas associações e coletivos se dispuseram a encampar o trabalho de organização e fomento a encontros do setor musical para dar continuidade aos debates iniciados nos painéis.

Para que possamos dar continuidade aos debates a nível estadual, criamos uma lista de e-mails do Fórum da Música de Minas, onde adicionamos todos os participantes dos painéis. Iremos utilizá-la para manter todos informados sobre as ações do Programa Música Minas e para que possamos construir juntamente com o interior, novas propostas para o programa e para a Ação de Interiorização do ano que vem.
A Ação de Interiorização visitará, ainda no mês de julho, 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e continua no segundo semestre com apresentação de painéis nas cidades do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

A Ação conta ainda com um Edital de Circulação Estadual, que abrirá inscrições de 17 a 24 de julho, e selecionará 15 artistas/grupos para fazerem 2 shows cada dentro da programação dos festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes. As inscrições deverão ser feitas através do portal Toque no Brasil. Cadastre seu perfil de artista e fique atento para o período de inscrição.
Esperamos que cada vez mais artistas e agentes do interior acessem as ações e editais do Música Minas para que possamos caminhar por rumos cada vez mais pavimentados e efetivamente mostrar a cara da música produzida no interior do estado para todo o Brasil e para o mundo.