quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RESULTADO DA CURADORIA DO EDITAL DE CIRCULAÇÃO NACIONAL


São Paulo é o destino dos selecionados do Edital de Circulação Nacional neste ano de 2011. Durantes os próximos meses, o Espaço Minas Gerais, na região dos Jardins, irá receber os seis artistas escolhidos pela curadoria indicada pelo Programa Música Minas, nesta iniciativa conjunta do Fórum da Música e da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Estes foram os seis artistas selecionados: Affonsinho, Warley Henrique, Erika Machado, Patrícia Ahmaral, Lúdica Música e Rodrigo Borges.

Foram ao todo 133 inscrições, realizadas por meio da publicação de perfis dos artistas interessados no site de música Toque no Brasil, sendo que 60 inscrições vieram de artistas residentes no interior do Estado.

Cada um dos selecionados irá realizar 1 apresentação no Espaço Minas Gerais e o Programa Música Minas arcará com despesas relativas a transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos, produção e divulgação, além de conceder um prêmio de valor de R$ 2.100,00 para cada um dos selecionados.

O Espaço Minas Gerais na cidade de São Paulo foi inaugurado há pouco mais de 2 anos com o objetivo de tornar-se um centro de referência na dinamização de negócios e fomentar a geração de benefícios reais para o estado e para os parceiros de Minas Gerais por meio do incentivo do Turismo, Cultura e Negócios.

Os seis shows que acontecerão nesse espaço intimista, possibilitarão maior proximidade entre artistas, produtores e imprensa da cidade de São Paulo e poderão gerar oportunidades de novos negócios e apresentações para os músicos de Minas Gerais.


Selecionados:

Affonsinho
Warley Henrique
Erika Machado
Patrícia Ahmaral
Lúdica Música
Rodrigo Borges

EDITAL DE INTERCÂMBIO RESULTADO DA CURADORIA DE SETEMBRO

Pré-selecionados:

Nilton Antônio Moreira Junior
Resumo da proposta: Apresentação de pesquisa sobre música brasileira na Conferência "Cultural Counterpoints: Examining the Musical Interactions Between the US and Latin America”
Apoio concedido: 1 passagem aérea de ida e volta

Isaura Carolina - Ziriguibum
Resumo da proposta: Apresentação musical e participação no 10o. Encontro da Canção Latino-americana e Caribenha
Apoio concedido: 5 passagens aéreas de ida e volta

Romes Jorge da Silva Junior
Resumo da proposta: Participação em Master Class de flauta-doce
Apoio concedido: 1 passagem aérea de ida e volta

Alice Pereira Pacheco – Doce Harmonia
Resumo da proposta: Apresentação de concerto, oficina e participação na "Primera Jornada Instructiva - La Flauta Dulce Y Su Técnica”
Apoio concedido: 9 passagens aéreas de ida e volta

Rafael Barros Gomes – Graveola e o Lixo Polifônico
Resumo da proposta: Show no festival No Ar Coquetel Molotov e no Festival do Sol
Apoio concedido: 6 passagens aéreas de ida e volta

Shairon Campos Lacerd - Fusile
Resumo da proposta: Apresentações musicais no festival No Ar Coquetel Molotov e no festival MADA
Apoio concedido: 6 passagens aéreas de ida e volta

Flávia Cunha - Amaranto
Resumo da proposta: Apresentação musical no Festival Brasileiro de Inverno em Estocolmo
Apoio concedido: 6 passagens aéreas de ida e volta

Nara Zamagno Pinheiro – Quinteto São do Mato
Resumo da proposta: Seis apresentações musicais em Buenos Aires
Apoio concedido: 7 passagens aéreas de ida e volta

domingo, 11 de setembro de 2011

Painel Música Minas / Assembléia Fórum da Música de Minas - 13/09/2011

O Fórum da Música de Minas Gerais convida o setor musical e cultural de Belo Horizonte a participar do Painel Música Minas, que será realizado dia 13/09 às 19h na Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes, dentro da programação do Festival Transborda. Na ocasião, serão apresentados os resultados do Programa Música Minas 2011 até o momento, sendo enfatizados os resultados obtidos com o Edital de Intercâmbio e a Ação de Interiorização. Será também aberta a sessão para a participação do público, ouvindo as considerações do setor sobre o Música Minas e demais ações realizadas pelo Fórum da Música de Minas.

O Programa Música Minas 2011 teve início em abril deste ano e vem desenvolvendo suas ações com grande êxito. A Ação de Interiorização percorreu 25 cidades do interior do estado apresentando um painel para divulgar as atividades do Música Minas. Junto à divulgação, foi elaborada uma pesquisa de mapeamento da cadeia produtiva local de cada cidade. Serão apresentados os dados preliminares desta pesquisa, juntamente com os dados efetivos da Ação de Interiorização.

Um desses resultados foi o grande número de inscrições para o Edital de Circulação Estadual, que selecionou 15 grupos para se apresentarem no Circuito Mineiro de Festivais Independentes. Das 205 inscrições, 102 foram de artistas do interior. Dos 15 selecionados, 8 foram do interior, demonstrando a grande qualidade desses artistas inscritos e provando que o Programa Música Minas chega, mais do que nunca, ao alcance de todos os artistas de Minas Gerais.

Além do Programa Música Minas, serão debatidas pautas como a Casa da Música de BH (Lapa Multishow) e os Conselhos Municipal e Estadual de Cultura, atualizando os presentes sobre o andamento dessas ações que vem sendo emcampadas pelo Fórum da Música de Minas.