Música Minas 2011

 O Música Minas, programa criado a partir de uma parceria entre o Fórum da Música e a Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, chega à sua terceira edição. O programa foi lançado em 2009, com o objetivo de dar visibilidade aos artistas mineiros e ampliar suas possibilidades de circulação, bem como viabilizar a participação em eventos culturais realizados em cidades e países diversos.

Com o objetivo de potencializar o alcance de suas ações, o programa contará com um portal no qual os artistas poderão criar perfis e realizar suas respectivas inscrições.  Outra das novidades do programa é a Ação de Interiorização, que irá levar painéis e realizar palestras em 25 cidades do interior do estado.

A ação tem o objetivo de levar informações sobre o Fórum da Música e o programa Música Minas, possibilitando a integração e um melhor aproveitamento do projeto por parte de agentes culturais e artistas residentes nesses municípios.

Complementando a Ação de Interiorização, um Edital de Circulação Estadual irá selecionar 15 artistas/grupos para a realização de dois shows cada, em festivais de música conectados à plataforma do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

A interiorização contará também com um pesquisador, cujo trabalho será realizar um mapeamento da cadeia produtiva de cada uma das cidades.

Programa foi bem sucedido em suas primeiras edições

Em seus dois primeiros anos (2009/2010) o programa aprovou diversas propostas, como a realização de shows em cidades brasileiras e em outros países como Alemanha, Portugal, Espanha, Japão, Nova Zelândia e México.

O projeto promoveu também a produção e distribuição de catálogos musicais em feiras nacionais e internacionais. Os resultados positivos e o ineditismo da proposta fizeram do Música Minas uma das principais ações em prol da música produzida no Estado, tornando-se um projeto modelo para outras regiões do país.

Ações do Música Minas 2011

Edital de Intercâmbio

Consiste na concessão de passagens aéreas para participação em eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras. A edição 2011 fornece prêmios para os contemplados que participarem de outros eventos em cidades próximas às da proposta original. O Edital de Intercâmbio apresenta os seguintes objetivos:
  • apresentação de trabalho próprio e representativo da cena musical;
  • promoção da música de Minas;
  • residência artística;
  • participação em cursos de capacitação de profissionais da cadeia produtiva da música.
Programa de Circulação (estadual, nacional e internacional)

O Programa de Circulação tem o objetivo de formar público para os artistas mineiros em outros municípios, estados e países, além de estreitar relações culturais e comerciais com parceiros de outras localidades. Serão abertos editais específicos para cada esfera de circulação.

Presença nas feiras de música

Assim como nos anos anteriores, o Música Minas estará presente em feiras nacionais e internacionais, a exemplo da Feira Música Brasil e outras como Womex (Dinamarca) Popkomm (Alemanha) e BAFIM (Argentina). Além de criar oportunidades para futuras parcerias, o programa divulga a diversidade musical do Estado através de um vasto catálogo que contempla toda uma gama da produção mineira.