sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Curadoria do Edital de Circulação

Fórum da Música de Minas Gerais divulga processo de seleção de artistas

O Fórum da Musica de Minas Gerais foi criado em 2008 para promover o desenvolvimento do setor musical mineiro. Dessa forma, desenvolveu em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais o Musica Minas – Programa de Incentivo à Música. O Programa está em vigor desde Março de 2009 é composto por duas grandes ações que irão destinar, no ano de 2009, 1,55 milhão ao setor musical, oriundos de recursos orçamentários do Estado. Entre as principais ações do Fórum, estão o Edital de Passagens, o Edital de Circulação Nacional e a participação em Feiras.

No dia 28 de Maio, foi divulgado o resultado da curadoria do Edital de Circulação Nacional. O edital prevê a realização de 3 shows de 25 artistas em capitais de norte a sul do país totalizando 75 espetáculos com todas as despesas pagas e cachês diferenciados por categoria, respeitando a trajetória de cada participante. Em contrapartida todos os 25 artistas selecionados darão oficinas e workshops em cidades do interior de Minas.

Com inscrições gratuitas, o Edital permitia aos artistas o auto-enquadramento em três categorias distintas: Renome, Destaque e Revelação. As categorias proporcionaram uma análise mais técnica dos 307 artistas inscritos, dinamizando o trabalho da curadoria.

A curadoria foi formada por Lauro Lisboa (crítico musical do jornal Estado de São Paulo - SP), Elias Santos (Coordenador da Rádio UFMG Educativa), Arnon Sávio (maestro e regente), indicados pelo Fórum da Música e ainda, Paulo Bastos (Diretor artístico da Rádio Inconfidência) e Marcelo Sampaio (Fundação Clóvis Salgado), indicados pela Secretaria de Estado de Cultura.

O Fórum recebeu 307 inscrições com postagem datadas até o dia 15 de Maio. Foi feita uma análise documental, onde 15% dos trabalhos foram reprovados por documentação irregular.

As 261 propostas aprovadas foram divididas em dois grupos, de forma que Elias e Arnon receberam o primeiro grupo, Marcelo e Lauro receberam o segundo, e Paulo recebeu um mix entre os dois grupos. As propostas foram entregues aos curadores no dia 21 de Maio para que cada um pré-selecionasse de seu grupo 7 artistas de renome, 11 de destaque e 16 de revelação.

No dia 25 de Maio, os curadores se reuniram na sede do Fórum onde permaneceram de 10h as 19h. Cada um apresentou sua seleção de aproximadamente 30 artistas. O curador Marcelo Sampaio enviou os resultados de sua pré-seleção, mas não participou da reunião.

Os resultados das pré-analises foram comparados e aqueles que foram escolhidos por unanimidade foram aprovados. Os curadores ouviram junto o material dos outros artistas e discutiram sobre o trabalho de cada selecionando aquelas que consideraram melhores as propostas.

Os parâmetros para a análise foram:

RENOME

  • Reconhecimento nacional
  • Continuidade, renovação e manutenção do trabalho
  • Respeito à diversidade musical mineira
  • Qualidade musical

DESTAQUE

  • Artistas com carreira em desenvolvimento e que merecem uma projeção nacional
  • Continuidade, renovação e manutenção do trabalho
  • Respeito à diversidade musical mineira
  • Qualidade da produção musical
  • Singularidade do trabalho

REVELACAO

  • Potencial criativo
  • Singularidade do trabalho
  • Ineditismo da proposta encaminhada
  • Capacidade de renovar e representar o cenário musical mineiro contemporâneo
  • Qualidade da produção musical

Os selecionados foram:

Categoria Renome

1 Marina Machado

2 Marku Ribas

3 Maurício Tizumba

4 Toninho Horta

5 Vander Lee

Categoria Destaque

1 Aline Calixto

2 Amaranto

3 Falcatrua

4 Fernando Sodré

5 Flávio Henrique

6 Pedro Morais

7 Renegado

8 Zé da Guiomar

Categoria Revelação

1 Black Sonora

2 Cor de Fubá

3 Dokttor Bhu e Shabê

4 Gastrofonic

5 Joana Boechat

6 Juliana Perdigão

7 Lucas Avelar

8 Pandeiro Mineiro

9 Samba de Luiz

10 Sambavesso

11 Thiago Delegado

12 Tom Nascimento


Não houve por parte do Fórum da Música de Minas Gerais e suas entidades interferência na análise ou resultado da curadoria.

O Fórum trabalha na finalização da contratação dos artistas selecionados e no estabelecimento parcerias para a organização dos espetáculos.

O Fórum é formado pelas entidades AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), AMMIG (Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais), FEM (Circuito Fora do Eixo Minas), COMUM (Cooperativa da Música de Minas) e SIM (Sociedade Independente da Música).

Belo Horizonte, 03 de Junho de 2009

FÓRUM DA MÚSICA DE MINAS GERAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário