terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Fórum e a Música de Minas

Por Márcio Borges

Nos últimos 40 anos, desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da Avenida Afonso Pena, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora.

Sobre os degraus das naturais diferenças de opiniões, gostos, estilos e gerações, vem sendo pavimentada uma via horizontal e democrática por onde circulam com a mesma desenvoltura o tradicional e o revolucionário, o clássico e o novo, os que já fizeram história, os que a estão fazendo agora e os que ainda estão por fazê-la. Todos com igual direito a voz e voto, igual direito de expressarem seus anseios e planos de vôo, lado a lado.

O Fórum da Música de Minas tem sido o principal esteio dessa ponte que respeita e transpõe alguns abismos, para se firmar como espaço de livre discussão e formulação de políticas para a classe. Quem ganha com esse esforço coletivo é a música produzida em Minas, porque adquire um corpo maciço e uma voz forte, com que leva adiante as complexidades e meandros de sua arte e suas relações com o mundo. Assim irmanada, a música de Minas chega a outras praças, conquista aliados, planta sementes, recolhe conhecimento e retorna fortalecida às suas próprias raízes. 

Lugar aberto para compartilhamento de informação e construção de saber, o Fórum da Música de Minas é formado por cinco entidades organizadas da cena musical mineira: a AAMUCE - Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, a AMMIG - Associação dos Músicos de Minas Gerais, a COMUM - Cooperativa da Música de Minas Gerais, o FEM - Fora do Eixo Minas e a SIM - Sociedade Independente da Música. Estimula a participação de todos neste empreendimento, que abre novas linhas de diálogo entre a cadeia produtiva da música mineira e os poderes públicos e privados daqui e de outras partes do globo.

Os resultados deste trabalho de sucesso podem ser medidos não apenas pela quantidade de convites e solicitações que o Fórum tem recebido para participar de feiras, conferências, rodadas de negócios e apresentações de artistas mineiros em diversas partes do mundo, mas principalmente pela satisfação profissional que tem levado a dezenas de artistas, cantores, compositores, instrumentistas e outros profissionais da área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário