quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SELEÇÃO DO EDITAL DE CIRCULAÇÃO DO PROGRAMA MÚSICA MINAS 2010


No dia 23 de agosto, a curadoria do Edital de Circulação do Programa Música Minas, formada por Alexis Parrot, Benjamin Taubkin, João Paulo Cunha, Pedro Alexandre Sanches e Werner Silveira, se reuniu para selecionar os artistas do referido edital e assim descreve o encontro:

"A Banca Examinadora reconhece o excelente nível de várias propostas enviadas e o momento criativo por que passa a música em Minas Gerais. Não foi sem dificuldade que chegamos ao resultado final. Procuramos contemplar a diversidade da música de Minas com projetos que a nós pareceram originais e em diálogo com o momento atual da cultura brasileira".

Os artistas selecionados foram:
  • Alexandre Andrés
  • Sérgio Pererê
  • Titane
  • Leopoldina
  • Jorge Bonfá
  • Kristoff Silva
  • Sérgio Santos
  • Graveola e o Lixo Polifônico
  • Mestre Jonas
  • Weber Lopes
Atenciosamente,

Fórum da Música de Minas e Fundação Clóvis Salgado

8 comentários:

  1. Sinceramente eu não consigo entender porque os curadores não conseguem selecionar a nova geração da música de Minas. Eu sou a favor do Meio a Meio, nova e velha geração juntos em nome da Música Minas.

    Desse jeito só enfraquece a cena... é de bom senso dar oportunidade para os mais novos, como se fosse "Meu Primeiro Emprego".

    no mais... aquele abrAÇO e #facamosjuntos

    Yuga

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a seleção. Pareceu-me desta vez que houve mais bom senso. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quando o resultado do Programa Música Minas será divulgado com a publicidade que qualquer edital exige.
    Colocando os nomes, entidades e classificação dos grupos que se inscreveram.
    Também gostaria de saber como uma entidade AMMIG (Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais) que faz parte do Fórum da Musica participa e é selecionada entre os 10. Isso me parece pouco transparente.

    1.1. O Edital de Seleção do Programa Música Minas – Intercâmbio Musical é uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Fundação Clóvis Salgado em cooperação com as entidades integrantes do Fórum da Música de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  4. "Originais e em diálogo com o momento atual da cultura brasileira." Nunca vi maior conversinha pra boi dormir.
    Quero saber o que há de original no trabalho da Titane, que faz repetidamente a mesma coisa ano após ano.
    Pererê, Bonfá, Mestre Jonas, Lixo Polifônico, idem! Protegidos descaradamente pelo Fórum, são cartas marcadas, pedras cantadas.
    "Em diálogo com o momento atual da cultura brasileira"? Façam-me o favor. Que diálogo é esse? A única coisa que vejo nesta escolha é: "Estes são os que queremos empurrar goela abaixo da mídia musical, pois não conseguem com o próprio trabalho."
    Conheço muitos trabalhos realmente originais, cheios de força, talento, inovadores, que não figuram aí, para que o espaço seja ocupado por mamíferos do fórum, apadrinhados por um e outro.
    Para piorar, ainda vemos a AMMIG sendo contemplada, tirando qualquer ilusão de lisura no processo.
    Uma pena, de fato, pois muitos músicos acreditavam, até então, que o Fórum era uma legítima representação do Músico de Minas Gerais.
    Vemos, no entanto, que é um legítimo representante dos interesses de seus protegidos, com atitudes tão deploráveis quanto a política brasileira.
    Vemos que o Fórum da Música está realmente em um diálogo com o momento atual dos conchavos e trocas de favores da cultura brasileira.
    Uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Clério,

    Você tem todo o direito de gostar ou não dos trabalhos selecionados. O que me deixa indignado são as acusações proferidas contra mim. Com base em que você me acusa de fazer parte de um grupo de “cartas marcadas e pedras cantadas”? Você já viu meu nome relacionado em outros eventos organizados pelo Fórum da Música Mineira? E mesmo que tivesse visto, o que seria natural uma vez que moro aqui, o que te faz crer que sou um “protegido”? Você disse, em outras palavras, que não tínhamos competência para conseguirmos conquistar nossos objetivos com nossos trabalhos. Tenha a santa paciência! Então, será que eu fui carta marcada, quando fui um dos vencedores do BDMG Instrumental de 2008 e participei de festivais nacionais e internacionais de música instrumental como o de Guarulhos(SP), Festival de Choro de Belém do Pará(PA), Festivais de Música Brasileira na França e na Itália? Será que forjei elogios e críticas, como os do Guinga(RJ), Tárik de Souza(RJ), Zeca Freitas (BA), Lelo Nazário (SP), Carlos Henrique Machado(RJ), Domingos Rafaelli(RJ), Tomás Improta, Humberto Araújo(RJ), entre outros? Já me inscrevi em vários editais e em muitos deles não fui selecionado. Não ser selecionado em muitos deles não me muniu do direito de desrespeitar meus colegas, ao fazer acusações levianas, ou de julgar seus respectivos trabalhos. São apenas trabalhos; se você gosta ou não, isto é pessoal. Pense ao escrever os seus próximos comentários, com consciência e sem ser passional. Assim, você vai conseguir separar bem as coisas e ser mais justo e coerente em suas reivindicações.

    ResponderExcluir
  7. Bonfá, seu discurso vem a comprovar o que eu penso.
    A pergunta continua: cadê a tal "originalidade" e o "diálogo com o contexto"?
    Trabalhos repetitivos. Mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  8. que me desculpem os ententidos ,mas estou de acordo em muitas coisas que o Clério disse.tenho conhecimentos de muita coisa boa que não tem espaço e depois temos o displante de acusar Rio e São Paulo de circulo fechado e viciado.
    façam valer o nome forum de minas.

    ResponderExcluir