domingo, 1 de novembro de 2009

Acabou a Womex

Muitos contatos, parcerias e portas abertas para a música de Minas. Esse foi o saldo de cinco dias de trabalho na maior feira de world music do mundo.

O Programa Música Minas foi um sucesso e vários produtores de casas e festivais demostraram grande interesse pelo Edital de Passagens. Essa ferramenta se mostrou um grande diferencial nas negociações e conversas com contatos importantes da produção musical mundial.

Em dias que a crise na indústria musical e na economia mundial estão em alta, iniciativas como a do Fórum da Música de Minas, em parceria com o Governo de Minas, se destacam por diminuir a distância entre a música mineira e o mundo e possibilitar aos artistas de Minas a abertura de inúmeras portas ao redor do mundo.


Estandes brasileiros movimentados na Womex 2009

Estamos trazendo de volta, na nossa bagagem, mais de 250 contatos de produtores, festivais, rádios, jornalistas e associações que demontraram interesse pela música brasileira e mineira.

Após a feira, todos se encaminhavam para o Copenhagen Concert Center. Como já falei no post anterior, é difícil descrever a beleza deste venue. Uma variedade grande de estilos e culturas estavam representadas nos mais de 40 showcases que rolaram por lá. Alguns shows belíssimos e outros nem tanto. Evidências de que até na Womex rola jabá.

Destaque para a SpokFrevo Orchestra de Recife e para a Great Nordic Band, que tocaram no Studio 1 - o teatro principal do Concert Center. Dois espetáculos brilhantes que contagiaram o público crítico e atento da feira.


SpokFrevo Orchestra de Pernambuco


Ótimos shows tabém aconteceram nos outros quatro espaços do Concert Center. O palco Off-Womex recebeu atrações indianas, brasileiras, espanholas e uma ótima banda belga, Jaune Toujours.


Jaune Toujours da Bélgica

No fim, um saldo muito positivo. O sentimento de dever cumprido e de que ainda há muito trabalho pela frente para que a música independente brasileira possa alcançar um destaque no mercado mundial. No entanto, fica a dica para nos abrirmos mais para outras culturas e para rica e bela música do resto do mundo. Intercâmbio e cooperativismo são palavras que estão em evidência no novo mercado musical global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário