sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ata da Reunião de Formação do Fórum da Cultura Mineira

02 de junho de 2010

Reunião de artistas dos setores – Musica, Artes Cênicas – Dança/Teatro – Cinema – Artes Plástica – Pontos de Cultura

Unificação das áreas de atividades artísticas para construção de novas ações em coletivo no estado de Minas Gerais

  • Formação do Fórum da Cultura Mineira
  • Informes sobre os pontos de cultura
  • Ação jurídica para liberar os recursos dos pontos de Cultura urgente!!!
  • Informe da participação dos lideres da bancada municipal e estadual na participação das ações do Fórum de Artistas:
Weliton Prado
Andre Quintão
Domingos Sávio  

As 18 horas, na sede do Sated/MG –  fez-se presente a primeira reunião no fórum de Artistas que se estabeleceu uma ação para continuidade para registrar e executar de forma significativamente as ações pertinentes para viabilizar os recursos necessários para o trabalho dos artistas em Minas. Este encontro firmou a necessidade da existência do Fórum da Cultura Mineira que seja representada pelos vários coletivos culturais.

O que foi decidido é que cada setor (Fórum da Musica, Movimentos teatrais, Pontos de Cultura, Fóruns de literatura, Fóruns de Dança, dentre outras manifestações) se organizarão setorialmente para discutir suas necessidades especificas tirando nortes e propostas para o Fórum da Cultura Mineira, e este forum terá representatividade na SEC, na Assembléia e onde se fizer necessário a sua atuação. 

Provisoriamente tirou-se o Fórum com os representantes de cada setor presentes neste encontro. Cada setor, fórum, organização setorial deve discutir sobre a validade da representatividade inicialmente apresentada e posteriormente apresentar o nome dos representantes definidos por eles para compor o Fórum da Cultura Mineira.

As demandas que este fórum trabalhará serão as listadas abaixo:
  • Garantir em orçamento do estado e como lei estadual a manutenção dos programas Cena Minas; Musica minas; Filme minas; Circo minas; Artes plásticas minas dentre outros.
  • Que os programas Cena Minas e Filme Minas sejam com recursos do Estado e não do Imposto de Renda (Federal)
  • Que a questao dos Pontos de cultura sejam tratados como problema do estado e não como questão desmerecedora de atençao do Governo de Minas.
  • A garantia de que os impostos de estatais e empresas que lucram no Estado de minas sejam direcionados para a arte mineira (Petrobras, Cemig, Copasa dentre outras) mantendo assim a circulação do dinheiro do estado dentro do estado de Minas Gerais;
  • Proposta de encontros com os candidatos ao governo, a presidencia, ao senado, ä deputado juntamente com o Fórum da cultura Mineira;
  • Elaboração de um plano de ação para a cultura em minas para que seja apresentado aos candidatos a eleiçao

Informes extraordinários

Detalhes Ponto de Cultura: O Secretario da SEC publicou no Site da secretaria a carta que encaminhou ao Minc dizendo que a melhor solução para os Pontos de Cultura em Minas seria devolver o recursos para a União e ela realizar os convênios, já que o Estado de Minas esta impossibilitado disto.
Como reverter esta liberação? Os Pontos de cultura já haviam buscado solução com os advogados do Fórum da Musica e os mesmos indicaram que procurassem um partido político e este abrir um mandato de segurança contra o estado. O PT se dispôs a realizar tal ação mas o seu setor jurídico recomendou que este mandato seja feito por outra instancia, pois, o argumento da AGE tem haver a resolução que diz sobre liberação de recursos com fins políticos. Se um partido fizer o mandato será argumento para a AGE de que o convenio está inviável e que o interesse do partido seria com interesse de campanha partidária. A presidente do Sated/MG, Magdalena,  disse que artistas mineiros estão sendo prejudicados com esta “brincadeira toda”e se dispôs a abrir o mandato pelos pontos em nome do sindicato dos artistas.

Neste momento os pontos de cultura tëm que agir todos ao mesmo tempo, em minas. Criar eventos de manifestação contra a ação do governo mineiro, distribuir cartas, bilhetes, cartazes deixando a população local ciente de que é uma má vontade do Governador e que seu medo é eleitoreiro. Se o recurso voltar para o minc terá que ser feito outro edital, nacional. O recurso é de 2008 e 2009, que não foram usados nos decorrentes anos. O risco de voltar para os cofres públicos é grande, alem de servir como argumento para o NÃO aumento dos recursos da Cultura Brasiliira, já que o Minc está devolvendo dinheiro.

No dia 07 de junho – segunda feira – haverá um encontro com  Secretario de Estado de Cultura. Neste encontro será apresentado os representantes do Fórum da Cultura Mineira e as nossa ações propostas.

O Fórum de artistas dos segmentos Musica, Artes Cenicas, Cinema, Artes Plásticas, Circo institui um grupo de trabalho para desenvolver trabalhos necessários para encaminhar propostas pertinentes as necessidades dos artistas em Minas.

Eu, Carluty Ferreira redijo a ata do encontro e adiciono abaixo os nomes dos presentes no encontro e os representantes de cada setor que representara o Fórum da Cultura Mineira até que cada setor defina seu representante permanente.

Nil César da Casa do Beco – como Ponto de cultura – nilcesar.nil@gmail.com
Luciana – do espaçao Curtição TNA – como Ponto de Cultura – negraatitude@yahoo.com.br
Ítalo Laureano – como Fórum Nova Cena – italolaureano@yahoo.com.br
Vitor Santana – como Fórum da Música – vitorsantana@terra.com.br
Felipe Cardoso – como fórum do Circo – felipe@hotmail.com
Marcelo Castillo - Mercúrio – representando o  Circo – mercurioclown@gmail.com
Circo Mineiro – circomineiro@gmail.com
Amanda Dias  Leite – Circo – amandadiasleite@gmail.com
Guigo – Como audiovisual – guguocine@gmail.com
Pablo – Fórum da Música – pableira@yahoo.com.br
Carluty Ferreira – MTG (teatro)– acfcarluty@yahoo.com.br
Magdalena Rodrigues – SATED/MG – mamagod@gmail.com 
Lucas Mortimer – Fórum da Música – pegada.lucas@gmail.com

2 comentários:

  1. Quanto discaso!!! È assim que o governo de Minas trata a cultura!!!! Quanta incompetência!!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos batalhar para a implantação do Conselho de Cultura!

    ResponderExcluir