sábado, 29 de agosto de 2009

Artistas de DESTAQUE selecionados pelo Edital de Circulação



Aline Calixto

É pelo feitiço de suas vilas ricas que Minas revela o canto de ALINE CALIXTO – uma das mais promissoras vozes da cena contemporânea da música brasileira. Seu primeiro disco, pela Warner Music, tem a força revitalizadora das jovens rodas de Minas e do Rio. Ao mesmo tempo, agrega guerreiros lendários das velhas guardas – Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira - que recebem, com a humildade dos bambas, o novo que se apresenta.
Aline circulará por vários estados nos próximos dias realizando novos shows de lançamento do seu CD de estréia. A maratona começou em Belo Horizonte (22 ago), passará pelo Festival Música Minas no Auditório Ibirapuera em São Paulo (19 set) e termina no Rio de Janeiro com dois shows no Rio Scenarium (29 e 30 set).


Amaranto



O Amaranto brotou no seio de uma família musical em Belo Horizonte. Foi pouco a pouco que três irmãs perceberam o canto como uma possibilidade profissional. No repertório, passeiam pelo solo da boa música, seja ela brasileira ou não. Acompanhadas de violão, piano, flauta e gaita, três vozes, vozes irmãs.


Com criatividade e inteligência, o grupo elabora seus próprios arranjos, demonstrando que domina amplamente seus recursos musicais. Exploram-se, com elegância e bom gosto, elementos como cânones, contracantos, uníssonos e trios, e os cuidados precisos com a instrumentação são também notáveis. Tais qualidades têm recebido aplausos calorosos da crítica mais inteligente – nomes como Mauro Dias, João Paulo Cunha e José Domingos Raffaelli –, além de encontrar forte reconhecimento no meio musical e já ter formado um público considerável e fiel.








Falcatrua



Depois de levar seu show autoral “Falcatrua e o Pau-de-arara Espacial” – que aborda de forma bem humorada as questões da atualidade - para os maiores festivais independentes do país como o MADA em Natal (RN), a Feira da Música de Fortaleza (CE), o Festival Jambolada em Uberlândia (MG), e participar de outros eventos de renome em Minas, como a Conexão Vivo, Projeto Stereoteca, Música Independente, CINEOP e FIT, a banda Falcatrua aproveita a nova formação para propor um novo trabalho composto por sucessos de um dos maiores compositores do Brasil: Tim Maia. "Vou com gás" conta com releituras improváveis e impagáveis que certamente, nem mesmo o Síndico imaginasse.








Fernando Sodré



Da nova geração de violeiros, Sodré toca uma viola de 14 cordas com habilidade e sensibilidade trazendo novos ares ao estilo “viola caipira”, música regional representativa do universo do sertão brasileiro.
Ousadia e bom gosto traduzem o trabalho do jovem violeiro Fernando Sodré. Uma viola virtuosa com execução perfeita e inovadora. O artista demonstra sua facilidade em apresentar a música que faz em suas composições e em suas interpretações ousadas. Vencedor do Prêmio Jovens Instrumentistas do BDMG/2002, Sodré tem raízes no violão erudito, no choro, na música caipira e no flamenco.





Flávio Henrique




Flávio Henrique é produtor musical, arranjador, compositor, toca piano e violão. Compositor dos mais representativos da cena mineira tem mais de 120 músicas gravadas nas vozes de Milton Nascimento, Ed Motta e outros grandes nomes da canção brasileira. Lançou, dirigiu e produziu 7 CDs autorais e um DVD.
Flávio Henrique apresentará nessa turnê do projeto Música Minas um show baseado em seu último CD Pássaro Pênsil, lançado em 2008 pela gravadora Biscoito Fino.


Pedro Morais

Expoente do atual cenário musical de Minas Gerais, Pedro Morais vem se consagrando como um cantor original, dono de uma voz privilegiada, e como um exímio compositor. Sua música é sofisticada, sem hermetismos, e suas letras exalam verdade e poesia.
Pedro se prepara para o lançamento do seu segundo CD, com produção de Chico Neves e aponta para um trabalho de textura pop mais contemporâneo, com uma pegada de banda mais acentuada. O novo CD está em fase de finalização e será lançado ainda em 2009.




Renegado



Rapper mineiro comprova que não há barreiras para música de qualidade. Considerado um dos principais novos nomes do hip hop nacional, Renegado mistura gêneros como o samba, ragga, dub e maracatu ao rap, aproximando o gênero das raízes musicais brasileiras e apropriando-se de um conciso discurso social. O suíngue consciente define o trabalho de um dos artistas mais promissores da nova geração da música nacional.


Com seu primeiro CD, Do Oiapoque a Nova York, vendeu 3 mil cópias e foi escolhido “Artista Revelação de 2008” no importante prêmio Hutúz, o maior do gênero hip hop na América Latina, vencendo também na categoria de “Melhor Site”. Em 2009, foi indicado novamente no Hutuz como “Artista revelação da década”.






Zé da Guiomar

O quinteto ZÉ DA GUIOMAR é um dos mais bem sucedidos na arte de dar continuidade à trajetória natural do samba brasileiro, tratado por eles com intimidade e simplicidade. O grupo se transformou num dos campeões de público da noite de Belo Horizonte (média de 120 apresentações/ano), por aliar um instrumental eficiente, arranjos inteligentes e funcionais, com repertório cuidadosamente escolhido entre temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências.
Este ano, foram selecionados para participar de uma das maiores feiras de música da América Latina; a BAFIM em Buenos Aires. No show, o grupo mescla clássicos do samba com músicas autorais dos dois discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário