quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PROGRAMA MÚSICA MINAS

A partir de agora, músicos mineiros de diferentes estilos, procedências, formações e gerações passam a contar com um mecanismo que se caracteriza por reunir ações para fortalecer e projetar nacional e internacionalmente a música produzida em Minas Gerais. Trata-se do Música Minas – Programa de estímulo à Música, parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com o Fórum da Música de Minas Gerais.

O FORUM DA MÚSICA DE MINAS é a resposta do talento mineiro aos desafios mais prementes do complexo cenário atual.Significa justamente a união dos músicos mineiros conduzida pela reunião das associações e instituições que os representam Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE), Sociedade Independente da Música (SIM), Associação Artística dos Músicos de Minas (AMMIG), Cooperativa de Músicos de Minas (COMUM) e Fora do Eixo Minas (FEM)

O Programa prevê ações que visam reposicionar a música produzida em Minas Gerais em lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional, mostrando sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas. O Música Minas para o ano 2009 contará com dotação orçamentária estadual de R$ 1, 554 milhão (um milhão, quinhentos e cinqüenta e quatro mil reais). O Programa, mesmo antes de ser lançado oficialmente, já despertou o interesse de setores públicos de cultura de outros estados. O Fórum e a Secretaria já foram convidados pelos estados de Ceará, Alagoas e Espírito Santo a compartilhar com suas unidades culturais a experiência que acontece em Minas.

As ações:

Edital de Circulação Nacional

O Edital de Circulação Nacional do Programa Música Minas tem por objetivo

Formar público para os artistas mineiros, estreitar relações culturais e comerciais e reposicionar nacionalmente a música produzida em Minas. Para tanto, realizará a circulação de 25 artistas residentes no Estado (e músicos acompanhantes) por diversas capitais brasileiras (três, cada artista) e oficinas em cidades do interior de Minas, no período de julho a dezembro 2009.

Edital de Passagens Aéreas

O apoio consiste na concessão de passagens aéreas para participação em eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de:

  • apresentação de trabalho próprio e representativo da cena musical;
  • promoção da música de Minas;
  • residência artística;
  • participação em cursos de capacitação de profissionais da cadeia produtiva da música.
O presente edital refere-se à seleção de requerimentos para viagens que estejam previstas para ocorrer entre junho e dezembro de 2009.

PÚBLICO ALVO: Músicos, produtores, estudiosos, técnicos e profissionais da difusão cultural com fins de representar e promover a música de Minas Gerais.

Presença nas feiras de Música

A música mineira se instrumentaliza com catálogo de artistas, caixa de CDs demonstrativos com 107 músicos mineiros produzida pela Radio Inconfidência, vídeo especial sobre a cena musical mineira para se fazer presente nas mais importantes feiras de música do Brasil e exterior.

Para o segundo semestre de 2009 já estão programadas comitivas para as feiras de Womex (Dinamarca) Popkomm (Alemanha) e BAFIM (Argentina).


“A música de Minas é de uma riqueza imensurável, faltava organização e estímulo para que fosse aproveitada toda essa diversidade (...). É um bem econômico muito importante para Minas e para os mineiros e que precisa ser compreendido nesta dimensão. Cabe ao Estado criar as condições para que os nossos talentos possam conquistar novos públicos e alcançar novas paragens”, disse o governador Aécio Neves durante a cerimônia de lançamento. Para o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, o Programa é uma oportunidade de “fazer com que a música de Minas alce vôo resgatando a nossa mineiridade, de uma Minas ousada, atrevida”.

www.programamusicaminas.com.br

www.musicminas.com.br


Fórum da Música de Minas Gerais

Um comentário: