sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Auditório Ibirapuera - 18/09 - Marku Ribas, Zé da Guiomar e Black Sonora

A temporada do Música Minas no Auditório Ibirapuera em São Paulo será aberta com uma noite de muito ritmo brasileiro com influências africanas e latinas, representados por Marku Ribas e Black Sonora e com o legítimo samba de roda brasileiro do quinteto Zé da Guiomar.

Conheçam mais sobre os artistas:

Marku Ribas - Sua música traz vários ritmos brasileiros com elementos afros associados a seu peculiar modo de compor. “Zamba Ben”, uma de suas composições, é resumo do “samba-rock” brasileiro. Dono de uma discografia ímpar e participações em vários trabalhos de outros artistas, seis filmes longa-metragem – incluindo “Chega de Saudade” e o recente “Lula, filho do Brasil” -,dois documentários e muitos shows pelo mundo afora. Marku gravou com grandes grupos e músicos, tais como Mick Jagger - videoclipe da música “Just another night” (Rio de Janeiro, 1984) -, Rolling Stones - no disco “Dirty Work” (Paris, 1985, na faixa “Back to Zero”) -, e ainda abriu o show de James Brown em Barbados (1974), do contrabaixista Ron Carter na Ilha de Martinica (1971) e foi o único brasileiro a se apresentar durante as comemorações da Independência da Namíbia (África), em 1990. Ainda constam em sua lista de parcerias, no Brasil, nomes como João Donato, Wilson das Neves, Edison Machado, Erlon Chaves, Raul de Souza, Romero Lubambo, Arthur Maia, Maurício Einhorn, Sebastião Tapajós, Luizão Maia, Sivuca, Ed Motta, Marcelo D2, Max de Castro, Arnaldo Antunes e Paula Lima, entre outros. Tocará acompanhado por seu quinteto.

Zé da Guiomar - O quinteto Zé da Guiomar dá continuidade à trajetória natural do samba brasileiro, tratado por eles com intimidade e simplicidade. O grupo se transformou num dos campeões de público da noite de Belo Horizonte (média de 120 apresentações/ano), por aliar um instrumental eficiente, arranjos inteligentes e funcionais, com repertório cuidadosamente escolhido entre temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências. Este ano, foram selecionados para participar de uma das maiores feiras de música da América Latina; a BAFIM em Buenos Aires. No show, o grupo formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio (cavaquinho e voz), Renato Carvalho (sax e percussão), Totove (surdo e percussão) e Analu (pandeiro/percussão). mescla clássicos do samba com músicas autorais dos dois discos.

Black Sonora - O Black Sonora vem com a idéia clara de somar, experimentar e influenciar o meio. Desde 2002 os integrantes Gustavo Negreiros (voz e guitarra), Rubén “Cubanito” Santillana (voz e percussão), Luiz Prestes (baixo), Ronan Teixeira (bateria), Helton Rezende (guitarra), Bruno Lima (percussão) e DJ Yuga (samplers, intervenções e percussão) vêm se aglomerando para criar um registro sonoro brasileiro, rimando mineiro com cubano, soul urbano com influência do meio, juntando as partes e se fazendo inteiro.  No caldeirão, soul, samba-funk, hip-hop e outras ramificações da black music, e influências de Jorge Benjor, Jackson do Pandeiro, Marku Ribas, Tim Maia, Buena Vista Social Club. Com músicos dos mais diversos estilos e variadas influências culturais, já se apresentou em praticamente todos os espaços culturais da capital mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário