segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ata da reunião aberta do Fórum da Música de Minas – dia 14 de junho de 2011.

Comunicação Programa Música Minas
Apresentação do programa Música Minas
Representando o Fórum estavam presentes: Lailah, Cláudia, Oscar, Jubão, Babilak Bah, Luciano além de Nestor Santana (representando a SEC) e Sônia (como representante do vice-prefeito de Belo Horizonte).
A reunião iniciou-se com a apresentação do andamento das ações do grupo gestor do Programa Música Minas –
Cláudia enfatizou que a comunicação é um dos pilares essenciais do programa, por ser um processo que permeia as demais ações. Oscar esclareceu que o programa tem sido divulgado em emissoras como Inconfidência FM, Oi FM e em breve será divulgado por dez emissoras no interior do estado, com 45 a 50 chamadas durante o período de realização do programa. Segundo ele os contatos com a Redeminas não foram bem sucedidos mas enfatizou que as emissoras do interior também possuem canais de TV e que elas têm interesse em veicular as ações do Música Minas.
Portal Música Minas
Oscar relatou que o contrato deve ser assinado em breve com a Izap. Ele adiantou que o processo de desenvolvimento do site está em andamento. As funções são semelhantes ao Toque no Brasil, com uma página para cada artista. Ele explicou também que o espaço servirá para divulgar as ações do Fórum e do Música Minas, além de servir como fórum de debate entre artistas, produtores e demais agentes.
Interiorização
Jubão explicou que uma pesquisadora tem acompanhado os representantes, realizando um trabalho levantamento da música do estado, dando continuidade ao processo iniciado pela Fundação João Pinheiro.
Apoio das rádios
Oscar enfatizou as parcerias realizadas com as emissoras de rádio no interior. Serão realizadas entrevistas, divulgação dos shows e veiculação das músicas. A ideia é que essas parcerias se repitam nos próximos anos. Ele concluiu a fala reafirmando a importância de veículos que divulguem os trabalhos para o público de uma forma geral.
Editais Pró-Cultura
Lailah disse que o fórum teve uma participação nos editais lançados em 2010. Foram três os editais lançados pela Funarte:
- Prêmio Pró Cultura
- Palcos Musicais Permanentes
- Prêmio pró-cultura de apoio a festivais e mostras de música
Ela explica que foram lançados em novembro de 2010 e com a mudança de governo os rumos não ficaram claros. Segundo informações os resultados serão divulgados em agosto.
Cooperativismo Musical
Será realizado um seminário de cooperativismo musical, no Acre ( 24 a 28 de agosto – Rio Branco). A ação será realizada pela COMUM em parceria com a COMAC e contará com cooperativas de todo o Brasil. O objetivo é enquadrar a cultura como categoria específica no cooperativismo, já que diferente de outras organizações semelhantes, a cultura não gera um produto, necessariamente. Outro objetivo é a regulamentação da profissão de músico.
Feira Música Brasil
A intenção pra 2011 é realizar um encontro para discutir sobre a própria feira, uma vez que as edições anteriores não alcançaram os objetivos pretendidos. Sendo assim, é provável que a Feira Música Brasil só seja realizada em 2012.
Lei Municipal de Incentivo
Jane relatou sobre a consulta pública que está aberta até o fim de junho. O objetivo é discutir a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As pessoas podem se candidatar também para integrar a Comissão de Avaliação da Lei Municipal ou votar nos seus candidatos, isso deve ser feito presencialmente na Fundação Municipal de Cultura. Segundo ela, os artistas ligados ao teatro estão bastante mobilizados neste sentido. É preciso que a música siga o mesmo caminho já que se trata de um momento tão importante para que o setor tenha representação. O prazo é até o dia 30 de junho. Foi consenso que é necessário escolher candidatos da música para a comissão.
Mobilização pelo Lapa Multshow
O Lapa é um dos mais importantes espaços culturais da cidade e está e atividade há 14 anos. No final de 2010 Guilardo Veloso, locatário do imóvel onde funciona a casa, recebeu um pedido de devolução, com um prazo de 30 dias para a desocupação. Guilardo recorreu na justiça e ganhou cinco meses a mais.
O prédio onde funciona o Lapa Multshow é um dos projetos realizados em BH pelo arquiteto italiano Rafaello Berti, que também assinou obras como o Hospital Felício Rocho e o Minas Tênis Clube.
Baseado neste fato, o vereador Arnaldo Godoy entrou com um pedido de tombamento do prédio e o Conselho aceitou a solicitação. Com o fechamento do Lapa Multshow não restarão mais casas de médio porte acessíveis para a música autoral. Segundo Guilardo, a casa recebe cerca de 180 shows por ano e é muito importante que ela seja mantida para a classe musical.
Ele sugeriu que o Fórum se organizasse para pedir a desapropriação do imóvel à prefeitura. A partir dessa ação o espaço se transformaria em um centro cultural que poderia ser administrado pelo Fórum da Música. Enfatizou que sem espaços adequados para apresentação dos artistas as articulações perdem força e é imprescindível que a classe musical se aproprie.
Jane sugeriu que as entidades se mobilizem e entreguem uma proposta efetiva para a prefeitura. Nestor Santana chamou a atenção para a articulação do Fora do Eixo nas redes sociais. Segundo ele, é importante que essa habilidade seja utilizada para criar uma movimentação e sensibilizar a cidade como um todo.
Encaminhamentos:
Foi criada uma comissão que se encarregará da formatação do documento que será entregue para a prefeitura. Foram sugeridos os seguintes nomes: Cláudia, Luciano, Jubão, Adriana Bemquerer, Oscar Neves, Gabriel, Péricles, Emílio, Priscila, Jana, Lailah e Guilardo Veloso.
A reunião foi agendada para segunda-feira- 20 de junho, às 14: 30, no Lapa Multshow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário