sábado, 4 de junho de 2011

Música Minas inicia o processo de Interiorização - Semana #1

Começou nessa última semana a Ação de Interiorização, que levará a apresentação de um painel sobre o Programa Música Minas a 28 cidades mineiras. Na viagem, Lucas Mortimer (gestor da Ação de Interiorização), Túlio Mourão (AAMUCE), Luciano Viana (Fora do Eixo Minas) e Roberta Henriques (pesquisadora).

Sete Lagoas

Primeira parada: Sete Lagoas. A organização do painel ficou por conta do Coletivo Colcheia e o encontro foi realizado no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, casarão localizado no Praça Tiradentes no centro da cidade. O Casarão, há vinte anos atrás quase totalmente destruído, foi restaurado pela prefeitura e é um espaço excelente para os artistas e produtores da cidade ocuparem e assim eles tem feito. Nos fundos do Casarão, uma grande arena, perfeita para realização de shows e demais apresentações artísticas.

No interior do Casarão, nos reunimos em uma sala ampla com cerca de quinze agentes da cadeia produtiva da música de Sete Lagoas, sendo quase todos músicos locais, mas sem nenhum representante do poder público ligado à cultura.

O painel foi sistematizado para mostrar o histórico do Fórum da Música – apresentado por Túlio Mourão, e as frentes de atuação do Programa Música Minas – apresentadas por Lucas Mortimer e Luciano Viana. Várias dúvidas foram colocadas pelos presentes e pelas pessoas que acompanhavam a transmissão online. Em meio às dúvidas levantadas, um pouco da realidade cultural de Sete Lagoas podia ser percebida através do depoimento dos presentes, principalmente sobre questões de políticas públicas como a mobilização da classe para a implantação da lei municipal de incentivo à cultura.

Diamantina

Partimos de Sete Lagoas pela manhã, chegamos em Diamantina na hora do almoço. Logo nos reunimos com Cristiano Ribeiro e Janaína Araújo da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade. O Programa Música Minas foi apresentado e Cristiano e Janaína nos falaram sobre o cenário musical de Diamantina, destacando os problemas, como a desmobilização da classe e a falta de visão empreendedora de seus trabalhos, e também as virtudes, como o rico cenário musical, a presença do Conservatório e a vocação turística da cidade. A secretária Márcia Betânia reforçou conosco sobre a necessidade dos músicos da cidade de se posicionarem como gestores de suas carreiras.

Com Cristiano e Janaína levantamos uma série de informações sobre o cenário cultural da cidade que é marcado pela diversidade, mas também pela dificuldade de posicionamento da música autoral.

À noite no Teatro Izabel, espaço todo reformado, muito bem equipado com capacidade para 120 pessoas, nos encontramos com 25 agentes de Diamantina. O painel foi iniciado com a exibição do documentário Música Presente. Túlio Mourão apresentou o histórico de sua carreira e do Fórum da Música de Minas. Lucas apresentou as ações do Programa.

Ainda tímidos, os presentes fizeram algumas questões e conforme as dúvidas iam sendo tiradas, a  necessidade de mobilização e organização dos músicos na cidade ficava evidente. Na fala da secretária Márcia, a abertura do órgão para as demandas dos músicos e o elogio ao Fórum da Música como uma iniciativa exemplar da sociedade civil em interlocução com o poder público, além de uma sugestão de interlocução com o Sebrae para implementação de um projeto piloto de posicionamento da pauta da cultura dentro do setor turístico de Diamantina.

Ao final, nos bate-papos mais livres, os músicos que “matam um leão por hora” falaram mais abertamente de suas necessidades: o desejo de interlocução com outras cidades, a falta de visibilidade para os trabalhos autorais e de recursos financeiros. Entretanto, também apontaram as potencialidades: uma cidade com várias instituições de formação, a circulação intensa de pessoas e forte tradição musical.

Montes Claros

Terceira parada: Montes Claros. No calor característico da cidade nos encontramos com Igor Coimbra, professor da UniMontes, nosso contato local indicado por Nestor Sant’anna que nos deu toda atenção e fez uma ampla mobilização do setor musical de Montes Claros para o painel. A tarde ele nos levou ao prédio da Secretaria de Cultura recém inaugurado em um antigo casarão restaurado onde nos encontramos com o secretário Ildeu Braúna. O Programa Música Minas foi apresentado ao secretário que disse considerar  muito importante o processo associativo para a construção de políticas políticas e do fortalecimento da cena musical.

Após a conversa com o secretário e um excelente bate papo com Igor que nos deu sua visão da cena musical da cidade, fomos ao Centro Cultural Hermes de Paula onde aconteceria o painel. E lá encontramos alguns músicos já bastante informados acerca do Fórum da Música de Minas e do Programa Música Minas. Músicos se articulando para a retomada da Associação de Artistas do Norte de Minas e do coletivo local. Músicos querendo e buscando as informações para se integrarem ao Fórum, músicos com projetos, parcerias, etc. Um cenário muito interessante e diversificado em Montes Claros.

O esquema do painel foi mantido por se mostrar interessante. Túlio Mourão apresentou o histórico do Fórum da Música de Minas e arrancou risadas com algumas histórias de sua carreira. Ao apresentar as frentes de trabalho do Programa para os 33 agentes presentes, Lucas e Luciano foram questionados sobre vários pontos, por um público interessado e atuante.

Balanço final: extremamente positivo! Apesar de poucas pessoas em alguns painéis, todos os presentes se mostraram muito interessados e sairam estimulados a espalhar a notícia e se unirem para conseguir aproveitar cada vez mais das oportunidades apresentadas pelo Música Minas e pelo Fórum.

2 comentários:

  1. Maravilhosa iniciativa.
    Em nome da Associação BARU CULTURA,ASANORTE, músicos e articuladores da cena em Montes Claros e região, agradeço pela força!
    Com certeza é uma grande motivação.
    Abraços fraternos!

    Edson A. Lima

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Fazer uma sugestão: A Realização de um Concurso de Música de Minas (Minas Festival) em BH, com a participação de todos os municípios mineiros.

    ResponderExcluir