segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vale do Aço e Mucuri recebem Ação de Interiorização - Semana #4

Na quarta semana da Ação de Interiorização do Música Minas visitamos as regiões do Vale do Aço e do Mucuri. Do frio do Sul de Minas para o calor do Noroeste, sentimos que a região precisa de mais atenção do poder público para a Cultura.

Ipatinga

A primeira cidade da quarta semana da Ação de Interiorização do Programa Música Minas foi Ipatinga, onde fomos recebido por Francisco Petrônio e outros membros do Coletivo Pé de Cabra, ponto Fora do Eixo na cidade. O encontro foi realizado no clube Ipaminas onde o coletivo preparou uma pequena recepção com DJs e banquinha de produtos.
O Painel foi apresentado por Lucas Mortimer, Túlio Mourão e Talles Lopes para um ótimo público que ocupou o auditório do clube. Muitos se mostraram bastante interessados na discussão sobre o novo momento da música e na presença de Túlio que atraiu muita atenção de alguns músicos.

Teófilo Otoni

Em Teófilo Otoni encontramos Cristiano Salazar, músico e compositor, que nos situou sobre o momento cultural da cidade. Em uma sala do CDL, poucos agentes da cultura local estavam presentes, muitos colocaram as dificuldades em se produzir música na cidade e forte relação que Teófilo Otoni tem com a Bahia.
Entretanto, algumas articulações vem começando a acontecer na cidade como o embrião de uma associação de hip hop que já movimenta os espaços públicos da cidade e integra todas os elementos da linguagem. Mostrando que apesar das dificuldades, estes artistas persistem através da proatividade e articulação.

Governador Valadares

Em Governador Valadares fomos recebemos pelo Bernardo, músico da banda Vitrolas que tem origem na cidade, mas hoje vivem em Belo Horizonte. A tarde, nos encontramos com Amanda, secretária da diretora de Cultura da cidade. Ela nos apresentou o panorama cultural da cidade e a tentativa da cidade implantar o Sistema Municipal de Cultura através da criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A noite, o painel foi realizado no Teatro Atiaia onde um bom número de músicos esteve presente e se interessou bastante pelas ações do programa. Muitos músicos colocaram suas perspectivas e tiraram suas dúvidas. O debate chegou a esquentar mostrando que o painel conseguiu provocar discussão sobre a realidade da cidade. Amanda que também esteve presente no painel, convidou todos a participarem de reunião para discutir questões do Conselho Municipal e da Lei de Incentivo a Cultura, e expandir o diálogo da Secretaria de Cultura com o setor musical.

Um comentário: