terça-feira, 29 de dezembro de 2009
O Fórum e a Música de Minas
Nos últimos 40 anos, desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da Avenida Afonso Pena, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora.
Sobre os degraus das naturais diferenças de opiniões, gostos, estilos e gerações, vem sendo pavimentada uma via horizontal e democrática por onde circulam com a mesma desenvoltura o tradicional e o revolucionário, o clássico e o novo, os que já fizeram história, os que a estão fazendo agora e os que ainda estão por fazê-la. Todos com igual direito a voz e voto, igual direito de expressarem seus anseios e planos de vôo, lado a lado.
O Fórum da Música de Minas tem sido o principal esteio dessa ponte que respeita e transpõe alguns abismos, para se firmar como espaço de livre discussão e formulação de políticas para a classe. Quem ganha com esse esforço coletivo é a música produzida em Minas, porque adquire um corpo maciço e uma voz forte, com que leva adiante as complexidades e meandros de sua arte e suas relações com o mundo. Assim irmanada, a música de Minas chega a outras praças, conquista aliados, planta sementes, recolhe conhecimento e retorna fortalecida às suas próprias raízes.
Lugar aberto para compartilhamento de informação e construção de saber, o Fórum da Música de Minas é formado por cinco entidades organizadas da cena musical mineira: a AAMUCE - Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, a AMMIG - Associação dos Músicos de Minas Gerais, a COMUM - Cooperativa da Música de Minas Gerais, o FEM - Fora do Eixo Minas e a SIM - Sociedade Independente da Música. Estimula a participação de todos neste empreendimento, que abre novas linhas de diálogo entre a cadeia produtiva da música mineira e os poderes públicos e privados daqui e de outras partes do globo.
Os resultados deste trabalho de sucesso podem ser medidos não apenas pela quantidade de convites e solicitações que o Fórum tem recebido para participar de feiras, conferências, rodadas de negócios e apresentações de artistas mineiros em diversas partes do mundo, mas principalmente pela satisfação profissional que tem levado a dezenas de artistas, cantores, compositores, instrumentistas e outros profissionais da área.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Assembléia Livre da Música de Minas Gerais
Vamos realizar, com o apoio da FUNARTE/MinC, a nossa assembléia livre para levantar propostas e indicar três representantes que vão compor o a Delegação Estadual e o Colegiado Eleitoral da Pré-Conferência Setorial da Música, a ser realizada em Brasília no mês de fevereiro de 2010.
Qualquer pessoa com atuação no setor musical vai poder se candidatar a uma das três vagas de titular. As candidaturas deverão ser feitas no local, bem como a defesa de cada candidato, que terá 3 minutos para apresentar seu histórico e suas propostas. Após a defesa a plenária entrará em votação para eleger os três delegados do setor de Música de Minas Gerais.
Seguem abaixo os critérios mínimos que deverão orientar a indicação dos delegados:
Número de instituições atuantes na respectiva área técnico-artística ou de patrimônio cultural que subscrevem a indicação do postulante (não cumulativo)
de 3 a 5 - 5 pontos
de 6 a 8 - 10 pontos
mais de 8 - 15 pontos
Experiência em instâncias de participação (Comissões, Fóruns e Conselhos)
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos
Atuação na área técnico-artística ou de patrimônio cultural
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos
Atuação em redes sociais específicas
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos
Os nomes indicados serão subscritos pelas cinco entidades que compõe o Fórum da Música de Minas e encaminhados para a FUNARTE. Após o pleito os delegados eleitos deverão ainda, obrigatoriamente, se inscrever no site do MinC até o dia 15 de fevereiro com o propósito de confirmar sua participação no processo eleitoral por meio do preenchimento de formulário digital a ser disponibilizado no sitio eletrônico www.cultura.gov.br/cnpc
Serviço:
21 de dezembro, às 19h
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1.201 - Centro - Belo Horizonte, MG
Telefones: (31) 3213-4320 e 3222-9798
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
O Fórum da Música de Minas Gerais convida o setor musical e a imprensa mineira para um encontro muito especial
domingo, 13 de dezembro de 2009
Ministro Juca Ferreira no estande do Música Minas
Além de anunciar a criação do Fundo Setorial da Música, o Ministro visitou vários estandes da Feira, inclusive o do Música Minas.
Juca recebeu os cumprimentos dos membros do Fórum da Música de Minas e o material promocional do programa (coletânea, catálogo e DVD), além do carinho especial de Márico Borges do Clube da Esquina.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Feira Música Brasil 2009
A delegação mineira tem representantes das 5 entidades que compõem o Fórum (AMMIG, SIM, COMUM, AAMUCE e Fora do Eixo Minas), que estão participando nas ações do estande, nos painéis, debates da Rede Música Brasil, além de várias ações e reuniões específicas de cada entidade e articulações do Programa Música Minas.
Acompanhem as atualizações pelo Twitter do Música Minas.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Pré-seleção do mês de outubro do Edital de Passagens
ARTISTA/
GRUPO |
EVENTO |
LOCALIDADE DO EVENTO |
DATA DA VIAGEM |
QUANTIDADE DE PESSOAS QUE VIAJAM |
Zé
da Guiomar |
BAFIM - Feira Internacional de La Musica |
Buenos Aires/ Argentina |
18 a 23 de novembro |
8 |
Dead Lover's
Twisted Heart |
Festival Macondo Circus |
Santa Maria/ Brasil |
04 a 06 de dezembro |
5 |
Corta
Jaca |
Clud do Choro de Paris |
Paris/ França |
26 de novembro a 15 de dezembro |
4 |
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Ao Outro
Recentemente um livro passou seus escritos diante das minhas vistas e registrei algumas verdades que pareceram consistentes... percebo que neste início de conversa plagiei Fernando Brant: “o rio passava seus peixes no fundo do meu quintal...” Influência permitida para quem, há tantos anos, convive com as palavras do letrista que se desconcerta quando chamado de poeta.
No registro veio a foco a experiência rica que um grupo de idealistas vive em comum na oportunidade da WOMEX (World Music Exposition). Meses de preparação e produção, articulações e discussões com os de perto e longe, desavenças ocasionais, trocas de gentilezas e acusações, exercícios devidos e indevidos de liderança, desconfianças e, finalmente, convergência. Tudo pela projeção da música e dos músicos de Minas, tudo pelo OUTRO, que nem sempre sabe ou pode vender o próprio peixe. Informação, conhecimento, desembaraço, desinibição e estrutura raramente tomam o mesmo trem ou se dão as mãos no caminho para o mesmo destino. E pensando em mãos dadas Drummond comparece: “Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.”
Companheiros da música nutrem esperanças na ação corajosa dos que se expõem à incompreensão, a certos questionamentos injustos e a prejuízos nos próprios empreendimentos, no intento de abrir caminhos para talentos que merecem e carecem de espaços e sobrevida, de refletores e aplausos. De facilidades para melhor difundirem o mais genuíno da produção cultural de Minas, no momento em que poder público e entidades organizadas da cena musical se entrelaçam harmoniosamente, reforçando a causa antiga de romper o eixo tradicional e ecoar fora dos limites das montanhas a riqueza da produção local.
Ganha mundo a harmonia peculiar, a magia dos que, como diz João Bosco, sabem como ninguém valorizar o silêncio na composição e na interpretação. Esse esforço tem preço e acontece na base de muita Paixão e Fé. “Velejar no mar do Senhor...” Compromisso que se efetiva e se expande calcado no difícil e necessário apoio mútuo, no esquecimento de atitudes corporativas ou individualizadas, no exercício da compreensão, no espírito de corpo, no jogo bonito do todos por todos pelo OUTRO. O outro, já disseram, é que confere alteridade à vida de cada um, verdade que a arrogância, vez ou outra também presente no ambiente da cena, distancia da compreensão.
Bonito testemunhar o zelo coletivo, a empatia - no seu sentido original, qual seja o de colocar-se no lugar do OUTRO - a delicadeza, a atenção, a ternura serem prevalentes nessa missão de desbravamento, no mundo do salve-se quem puder, no ambiente universal em que se transfere para máquinas cada vez menores a guarda da memória e de outras faculdades próprias da inteligência humana. Mais bonita, porém, a constatação de que os sentimentos e as emoções não são ainda passíveis de terceirização virtual.
São concretos os êxitos, palpáveis os produtos do entendimento, ponderáveis os sinais de novos e promissores mercados para a cadeia produtiva da música dos mineiros. Cumpre-se, com espírito típico da gente da montanha e dos gerais, discretamente e com serena competência, mais um desafio que mereceu crença de gestores da cultura do Estado e investimento convenientemente administrado.
Minas é mais. Este o título da mensagem bilíngüe distribuída em peça de comunicação aos interessados nos produtos da casa. Minas foi muito mais. Esta a realidade da presença dos mineiros do Forum da Música no Bella Center, em Copenhague.
domingo, 1 de novembro de 2009
Acabou a Womex
O Programa Música Minas foi um sucesso e vários produtores de casas e festivais demostraram grande interesse pelo Edital de Passagens. Essa ferramenta se mostrou um grande diferencial nas negociações e conversas com contatos importantes da produção musical mundial.
Em dias que a crise na indústria musical e na economia mundial estão em alta, iniciativas como a do Fórum da Música de Minas, em parceria com o Governo de Minas, se destacam por diminuir a distância entre a música mineira e o mundo e possibilitar aos artistas de Minas a abertura de inúmeras portas ao redor do mundo.
Estamos trazendo de volta, na nossa bagagem, mais de 250 contatos de produtores, festivais, rádios, jornalistas e associações que demontraram interesse pela música brasileira e mineira.
Após a feira, todos se encaminhavam para o Copenhagen Concert Center. Como já falei no post anterior, é difícil descrever a beleza deste venue. Uma variedade grande de estilos e culturas estavam representadas nos mais de 40 showcases que rolaram por lá. Alguns shows belíssimos e outros nem tanto. Evidências de que até na Womex rola jabá.
Destaque para a SpokFrevo Orchestra de Recife e para a Great Nordic Band, que tocaram no Studio 1 - o teatro principal do Concert Center. Dois espetáculos brilhantes que contagiaram o público crítico e atento da feira.
Ótimos shows tabém aconteceram nos outros quatro espaços do Concert Center. O palco Off-Womex recebeu atrações indianas, brasileiras, espanholas e uma ótima banda belga, Jaune Toujours.
No fim, um saldo muito positivo. O sentimento de dever cumprido e de que ainda há muito trabalho pela frente para que a música independente brasileira possa alcançar um destaque no mercado mundial. No entanto, fica a dica para nos abrirmos mais para outras culturas e para rica e bela música do resto do mundo. Intercâmbio e cooperativismo são palavras que estão em evidência no novo mercado musical global.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Começou a Womex 2009!
Os representantes do Fórum da Música de Minas Gerais chegaram na Dinamarca no domingo, juntamente com o representante da Secretaria de Cultura, Nestor Sant'anna, e o compositor e músico Marcus Viana, que foi contemplado pelo Edital de Passagens para comparecer à feira.
Após o cadastramento, no início da tarde, ficamos organizando o estande de Minas, que está bem localizado, juntamente com os estandes da BM&A e dos outros estados brasileiros. Encontramos e reencontramos vários amigos e parceiros brasileiros, portugueses, galegos, franceses, americanos, etc. São mais de 90 países representados na feira, com mais de 3000 participantes.
A movimentação à tarde foi no intuito de reconhecer o espaço e deixar preparado para o dia seguinte. A fila de cadastramento estava ocupando toda a largura do salão de entrada e pouca atenção foi dada aos estandes.
O ponto alto do dia foi a abertura oficial do evento à noite no Copenhagen Concert Center. Chegamos um pouco atrasados e perdemos as falas iniciais, mas chegamos à tempo da linda apresentação da "The Great Nordic Band". A banda foi organizada exclusivamente para o evento e, com 11 dias de ensaio, montou um espetáculo que deixou todos os congressistas de queixos caidos.
Estava tudo perfeito! Som, luzes, músicos, músicas, cantoras maravilhosas e tudo mais. E tudo na "moldura" ideal para esse espetáculo. O Copenhagen Concert Center é simplesmente desconsertante; uma obra prima da aquitetura moderna, tanto em termos estéticos, quanto em termos acústicos. Nessa, vou ter que usar o velho jargão: só vendo com os próprios olhos pra crer.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Pedro Morais @ Cinematheque
Esse show faz parte do projeto Música Minas e é uma realização do Governo de Minas e Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com o Grupo Matriz. Além de Pedro, outras apresentações acontecerão na cidade até o dia 31 de outubro. Os shows acontecem no Cinemathèque, Teatro Odisséia e Bar da Ladeira. E a "invasão Mineira" continua! Ontem teve o Rapper Renegado, hoje o Lucas Avelar no Cinemathèque e Tom Nascimento no Teatro Odisséia e amanhã Zé da Guiomar no Bar da Ladeira! Imperdível!!!
CINEMATHÈQUE
Rua: Voluntários da Pátria, n° 53 - Botafogo
Entrada: R$20 (R$15 na lista amiga)
Informações: (21) 2226-9691 ou 2579-6736
www.myspace.com/opedromorais
www.twitter.com/opedromorais
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Fórum da Música de Minas @ Womex 2009
A Womex 2009 acontece em Copenhagen na Dinamarca, entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro. Estarão presentes representantes da música de mais de 90 países do mundo para participar da feira e também de shows e conferências. Será uma ótima oportunidade para levarmos a música mineira além das fronteiras do Brasil e criar uma rede e canais de escoamento para a produção mineira.
Estamos levando conosco 250 catálogos contendo informações e músicas de mais de 100 artistas mineiros, além do documentário "Música Presente", que retrata a atual cena da música de Minas. Vamos ter um estande para exibir esse material e vamos também rodar com esse material na feira em busca de compradores para a nossa música.
Esperamos atrair os olhares e ouvidos de todo o mundo para a bela música que é produzida em Minas.
Conheça mais sobre a feira aqui.
domingo, 18 de outubro de 2009
Artistas mineiros “invadem” a internet para divulgar as ações do programa Música Minas
Os grupos e artistas selecionados pelo edital de circulação do programa Música Minas vem se encontrando e trocando e-mails para se manterem conectados e antenados sobre as atividades de cada um. Foi criado um blog específico para divulgação das ações desses artistas, o MúsicaMG, mas que também é aberto a quem quiser divulgar seus trabalhos.
O programa Música Minas segue levando os artistas mineiros para se apresentarem nas capitais de todo o Brasil. O Festival Música Minas no Rio de Janeiro está acontecendo desde o dia 09 e vai até o dia 31 de outubro. Paralelamente, Amaranto e Lucas Avelar se apresentam dia 18 e Aline Calixto e Thiago Delegado no dia 25 de outubro em Porto Alegre, no Santander Cultural.
Fiquem atentos também no Twitter dos artistas e do Música Minas e sigam-nos para mais informações e curiosidades.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Eminence faz turnê pela Europa com passagens do Música Minas


Confiram o som e mais informações no Myspace da banda. Nesse post você está visualizando alguns cartazes dessa turnê.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Começa hoje o Festival Música Minas no Rio de Janeiro
Após uma temporada em São Paulo e em festivais ao redor do Brasil, o Música Minas leva o mar até os mineiros e ancora na cidade maravilhosa para apresentar a nova onda da música mineira.
Durante o mês de outubro, mais 10 artistas selecionados pelo Edital de Circulação do Música Minas irão se apresentar no Rio de Janeiro, sendo estes, Dokttor Bhu & Shabê, Pandeiro Mineiro, Juliana Perdigão, Renegado, Tom Nascimento, Lucas Avelar, Pedro Morais, Zé da Guiomar, Falcatrua e Maurício Tizumba.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Edital de Passagens: seleção setembro
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Black Sonora no Auditório Ibirapuera
Confiram também o relato do DJ Yuga sobre o show do Black Sonora no Auditório Ibirapuera em São Paulo, no blog da banda.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Música Minas @ Sesc Pompéia
Marina Machado e Juliana Perdigão sobem ao palco no dia 26 de setembro (sábado) apresentando suas vozes potentes e belas. Já no domingo, dia 27, é a vez dos violonistas e cantores, Flávio Henrique e Thiago Delegado, misturando MPB e samba como poucos.
domingo, 20 de setembro de 2009
Auditório Ibirapuera - 20/09 - Amaranto, Pedro Morais, Gastrophonic

Pedro Morais - Expoente do atual cenário musical de Minas Gerais, Pedro Morais vem se consagrando como um cantor original, dono de uma voz privilegiada, e como um exímio compositor. Sua música é sofisticada, sem hermetismos, e suas letras exalam verdade e poesia. A musica de Pedro é ao mesmo tempo pop sem perder a elaboração característica da melhor escola harmônica de Minas Gerais. Pedro se prepara para o lançamento do seu segundo CD, com produção de Chico Neves, responsável por discos emblemáticos do O Rappa, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Milton Nascimento, dentre outros, e aponta para um trabalho de textura pop mais contemporâneo, com uma pegada de banda mais acentuada. O novo CD será lançado oficialmente em junho de 2009.
Gastrophonic - Gastrophonic é um projeto solo do compositor, arranjador, intérprete e produtor musical Guilherme Castro, integrante da banda S.O.M.B.A., que há muito atua no panorama cultural mineiro. Gastrophonic é um trabalho de canções mais experimentais. Nele o mote principal são as interações possíveis entre linguagens: poesia, música e vídeo. Presente a exploração e pesquisa de maiores nuances e possibilidades estéticas dadas pela tecnologia atual. São poemas do próprio artista, que revelam influências de escritores mineiros — como Carlos Drumond e Guimarães Rosa — e que, musicados, encontram seu modo de existir na interseção entre técnica e temática.
MÚSICA MINAS no AUDITÓRIO IBIRAPUERA - Serviço:
Datas: 18 e 19 de setembro, sexta e sábado, 21h
20 de setembro, domingo, 19h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Livre
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Abertura da casa: 19h00
Abertura da platéia: 20h00
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
Informações: info@iai.org.br / 3629-1014 – Marina/ 3629-1075 - Sarah
www.grupopontodepartida.com.br / www.auditorioibirapuera.com.br
Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.
sábado, 19 de setembro de 2009
Auditório Ibirapuera - 19/09 - Maurício Tizumba, Aline Calixto e Lucas Avelar
Aline Calixto - É pelo feitiço de suas vilas ricas que Minas revela o canto dessa cantora, uma das mais promissoras vozes da cena contemporânea da música brasileira. Seu primeiro disco, pela Warner Music, tem a força revitalizadora das jovens rodas de Minas e do Rio. Ao mesmo tempo, agrega guerreiros lendários das velhas guardas – Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira - que recebem, com a humildade dos bambas, o novo que se apresenta, através de composições de Eduardo Krieger e Makely Ka.
Lucas Avelar - Qualidade e diversidade são as marcas de Lucas Avelar. Compositor e cantor de timbre grave, Lucas faz uma mistura de ritmos em seu 1º CD lançado em 2008 “O Bicho Que Mora Na Gente”, onde se ouve samba, choro e pop com doses leves de humor em suas letras. Na corrida de um espaço na música, Lucas Avelar aposta na simplicidade de suas músicas e composições. Apresenta-se acompanhado de violão, baixo, guitarra, bateria, teclado sopros e percussão, o que contribui para um show com uma pegada forte e dinâmica. O show prioriza a liberdade musical explorando o entrosamento entre todos no palco, algo que exalta da cumplicidade existente entre o cantor e os músicos.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Auditório Ibirapuera - 18/09 - Marku Ribas, Zé da Guiomar e Black Sonora
Conheçam mais sobre os artistas:
Marku Ribas - Sua música traz vários ritmos brasileiros com elementos afros associados a seu peculiar modo de compor. “Zamba Ben”, uma de suas composições, é resumo do “samba-rock” brasileiro. Dono de uma discografia ímpar e participações em vários trabalhos de outros artistas, seis filmes longa-metragem – incluindo “Chega de Saudade” e o recente “Lula, filho do Brasil” -,dois documentários e muitos shows pelo mundo afora. Marku gravou com grandes grupos e músicos, tais como Mick Jagger - videoclipe da música “Just another night” (Rio de Janeiro, 1984) -, Rolling Stones - no disco “Dirty Work” (Paris, 1985, na faixa “Back to Zero”) -, e ainda abriu o show de James Brown em Barbados (1974), do contrabaixista Ron Carter na Ilha de Martinica (1971) e foi o único brasileiro a se apresentar durante as comemorações da Independência da Namíbia (África), em 1990. Ainda constam em sua lista de parcerias, no Brasil, nomes como João Donato, Wilson das Neves, Edison Machado, Erlon Chaves, Raul de Souza, Romero Lubambo, Arthur Maia, Maurício Einhorn, Sebastião Tapajós, Luizão Maia, Sivuca, Ed Motta, Marcelo D2, Max de Castro, Arnaldo Antunes e Paula Lima, entre outros. Tocará acompanhado por seu quinteto.

Black Sonora - O Black Sonora vem com a idéia clara de somar, experimentar e influenciar o meio. Desde 2002 os integrantes Gustavo Negreiros (voz e guitarra), Rubén “Cubanito” Santillana (voz e percussão), Luiz Prestes (baixo), Ronan Teixeira (bateria), Helton Rezende (guitarra), Bruno Lima (percussão) e DJ Yuga (samplers, intervenções e percussão) vêm se aglomerando para criar um registro sonoro brasileiro, rimando mineiro com cubano, soul urbano com influência do meio, juntando as partes e se fazendo inteiro. No caldeirão, soul, samba-funk, hip-hop e outras ramificações da black music, e influências de Jorge Benjor, Jackson do Pandeiro, Marku Ribas, Tim Maia, Buena Vista Social Club. Com músicos dos mais diversos estilos e variadas influências culturais, já se apresentou em praticamente todos os espaços culturais da capital mineira.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Música Minas invade o Auditório Ibirapuera em São Paulo
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro a música de Minas, que irá circular todo o Brasil, marca presença no Auditório Ibirapuera em São Paulo, mostrando sua riqueza, seu charme e um ritmo inquietador para o público paulistano.
No palco do Festival Música Minas, artistas mineiros renomados como Marku Ribas e Maurício Tizumba se misturam a destaques e revelações da nova produção musical de Minas, apresentando os melhores sons que emergem e pairam sobre as belas montanhas de cá.
O Festival é uma das primeiras ações do Música Minas – Programa de estímulo à Música, parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com o Fórum da Música de Minas Gerais. A partir de agora, músicos mineiros de diferentes estilos, procedências, formações e gerações passam a contar com um mecanismo que se caracteriza por reunir ações para fortalecer e projetar nacional e internacionalmente a música produzida em Minas Gerais.
No Auditório Ibirapuera se apresentam Marku Ribas, Zé da Guiomar e Black Sonora (em 18 de setembro), Maurício Tizumba, Aline Calixto e Lucas Avelar (dia 19) e Amaranto, Pedro Morais e Gastrophonic (dia 20).
O evento contará com a direção musical de Daniel Saavedra. Músico multi-instrumentista e produtor musical, Danielzinho, como é conhecido, vem se destacando no cenário da nova música brasileira, com trabalhos próprios e como produtor musical de muito talento. No ano de 2008, foi o único selecionado no Brasil nas duas categorias do Rumos- Itaú Cultural, com três trabalhos, os remixes de Sabotage e Itamar Assumpção e como produtor dos trabalhos do Coletivo Universal, do qual foi membro, e de Érika Machado, cantora para a qual realiza produção musical e que também acompanha como guitarrista.
A apresentação do evento ficará a cargo do carismático mestre de congado, Maurício Tizumba, que também se apresenta no dia 19/09. Músico, cantor, ator e compositor, Tizumba é um dos mais populares e completos artistas, com um estilo humorístico que lhe é peculiar, fazendo-o capaz de estabelecer uma relação de sinergia entre a platéia e o artista.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Vaca Amarela recebe Black Sonora
A vez agora é da banda Black Sonora mostrar todo seu suíngue e malícia mineira para os roqueiros de Goiânia. O Black Sonora vem com a idéia clara de somar, experimentar e influenciar o meio.

O Vaca Amarela é um festival filiado à ABRAFIN, realizado pelo coletivo Fósforo Cultural que é membro do Circuito Fora do Eixo. O festival chega à sua 8ª edição e será mais uma vez realizado no belíssimo Martim Cererê, um centro cultural com dois anfiteatros cobertos e uma ampla área aberta, mostrando que a música independente já tem seu espaço garantido em Goiás.
sábado, 5 de setembro de 2009
Festival Casarão recebe artistas mineiros através do Edital de Passagens
Nesse fim de semana acontece em Porto Velho - Rondônia, o Festival Casarão com participações da banda de Uberlândia, Porcas Borboletas e da monobanda do Claudão d'A Obra, O Melda, ambas contempladas no edital de passagens.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Começa a circulação dos artistas mineiros



segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Edital de Passagens
Confiram os artistas pré-selecionados pelo edital à partir de maio:
ARTISTA/ GRUPO | EVENTO | LOCALIDADE DO EVENTO | DATA DA VIAGEM |
Dead Lover's Twisted Heart | No Ar Coquetel Molotov | Recife/ PE | |
Érika Machado | Feira da Música de Fortaleza | Fortaleza / CE | |
Adriano Campagnani Trio | IV Festival BNB da Música Instrumental | Fortaleza / CE | |
Maísa Moura | Show no Teatro Municipal de Portimão | Portimão | |
Orquestra de Câmara Pró Música | Aniversário dos Festivais Europeus de Orquestras Jovens | Paris - França | 31 de julho a 13 de agosto |
Banda Berimbrown | Berimbrown Live on | Hartford, CT, EUA | |
Vagner Faria | Instrumental Sesc Brasil | São Paulo | |
Ricardo Koctus | Goiânia Noise Festival | Goiânia/ GO | |
Daniel Lima | Audio Recording and Production Program - IAR | Nova York/ USA | 28 de agosto de |
Babilak Bah e Enxa Dáris | Feira da Música de Fortaleza | Fortaleza / CE | |
Rafael Nassif | Ostrava Daus 2009 | Ostrava/ República Tcheca | |
Porcas Borboletas | Feira da Música de Fortaleza | Fortaleza / CE | |
João Ventura | Seminário Internacional Minas - Algarve | Belo Horizonte/ MG | |
Dois do Samba | 7 Semaines au Brésil, été 2009 do Favela Chic | Paris/ França | |
Black Sonora | Feira da Música de Fortaleza | Fortaleza / CE | |
Marku Ribas | Feira da Música de Fortaleza | Fortaleza / CE | |
Radiotape | Festival Se Rasgum | Belém/ Pará | |
Sérgio Santos e Grupo Aca Seca | Show no projeto Domingo no Museu | Belo Horizonte/ MG | 29 de outubro a 02 de novembro |
Isabela Santos | Concertos de Natal com coro, solista e orquestra | Frankfurt (Hugelheim, Munchweier e Oberhausen)/ Alemanha | 02 de dezembro a 15 de janeiro de 2010 |
Grupo Tambolelê | LIVE BRASIL - Festival de Música, Dança, Artesanato e Culinária Brasileira na Nova Zelândia | Welligton/ Nova Zelândia | 12 ou |
Alan Wallace | Várias cidades na Europa | Vários Países Europeus | 07 de outubro a 16 de novembro |
Cláudia Eliane (Cacau) | Festival Varadouro 2009 - Congresso For a do Eixo | Rio Branco/ Acre | |
Leonardo Alexandre Santiago | Festival Varadouro 2009 - Congresso For a do Eixo | Rio Branco/ Acre | |
Kiko Klaus | World Music Festival: | Chicago e Nova York/ EUA | |
Rubens de Oliveira Aredes | XXXV Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA | Guanajuato/ México | |
Ênio Andrade | X Festival Casarão | Porto Velho / RO | |
Claúdio V. Rocha | Festivl Casarão 10 Anos | Porto Velho / RO | |