domingo, 28 de março de 2010

Itaúna recebe oficinas culturais do Programa Música Minas

O Programa Música Minas realiza oficinas culturais gratuitas na cidade de Itaúna, localizada a 79 quilômetros de Belo Horizonte, na região centro-oeste de Minas. As atividades acontecem no dia 29 de março, segunda-feira, a partir das 14h30, no Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, nº 4147 - Centro). Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (37) 3241-8234/ 9921-9195, com Rosângela Machado.

As oficinas são promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa Música Minas. O Programa é uma iniciativa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e tem como principal objetivo promover a exportação e disseminação da música mineira.

Oficinas
Renegado - Oficina de Música - Hip Hop, Rap e DJ
Nesta atividade, os alunos terão contato com as técnicas do hip hop, como forma de estimulá-los à praticar arte. Além destes temas específicos, também serão abordados outros, como: histórico da formação de vilas e favelas no Brasil, racismo, violências, organização comunitária, história da cidadania, patrimônio publico, dentre outros. Para a realização da oficina, Renegado estará acompanhado pelo DJ Spider (Plínio Venturim Ferreira). Serão oferecidas 30 vagas, para alunos de qualquer faixa etária.

Aline Calixto - Identidade e representação do samba
Primeiramente, será feita uma abordagem geral sobre o porquê da importância de um estudo mais aprofundado sobre as composições, bem como as referências que a elas foram incorporadas. Em seguida, serão apresentados aos participantes quatro sambas, cada um composto em um período distinto um do outro. Cada samba será ouvido e comentado. Cada participante receberá uma folha a qual fará sua análise a respeito de cada samba. Após as anotações, o grupo irá compartilhar as leituras críticas realizadas sobre as composições. Público-alvo: Interessados sobre o samba e a música popular brasileira e não é necessário conhecimentos prévios sobre composição.

Lucas Avelar - Contrabaixo Elétrico
A oficina busca em primeiro plano mostrar e promover o instrumento contrabaixo elétrico, suas possibilidades e formas de execução, suas características principais e as que fogem um pouco do padrão. Levando em consideração sua historia e mudanças ao longo de sua trajetória, podemos levar este instrumento a execuções antes pouco promovidas. Os participantes irão ver o baixo em sua função padrão, onde este conduz a música com suas freqüências graves, e também na função harmônica (chord bass*Two –Hands*harmonics bass), função melódica (tapping*solo*improvisação) e rítmica mostrada pela técnica muito conhecida e extraída dele (slap*slap triplo*dolb pluck*thumb). Além disso, serão apresentadas dicas e técnicas de regulagem do som do instrumento, mixagem, timbres e técnicas para mapear e escrever músicas, ou seja, como "tirar" músicas de forma rápida e eficiente.
Público-alvo: estudantes da música, baixistas iniciantes ou avançado e músicos em geral. Serão oferecidas 10 vagas, para alunos a partir de dez anos. É necessário ter conhecimento mínimo do braço do instrumento e formação de acordes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário