terça-feira, 16 de março de 2010

Sociedade Indepedente da Música comemora 5 anos com Seminário

Seminário SIM - 5 anos

A SIM (Sociedade Independente da Música) realiza no 17 de março (quarta-feira) às 19h, no Palácio das Artes (sala João Ceschiatti), um Seminário para fazer uma reflexão sobre os últimos 5 anos de atuação da entidade.

A música e sua cadeia produtiva e criativa vem passando por grandes tranformações nos últimos 5 anos. Projetos como Música Independente, Circuito Mineiro da Música Independente e participações em Comissões de Avaliação de Projetos das Leis Municipal e Estadual de Incentivo à Cultura vem contribuindo para o desenvolvimento desse novo cenário independente da música de Minas. Além de realizar esses projetos, a SIM também participou, juntamente com outras entidades representativas da música de Minas (AMMIG, COMUM, AAMUCE e Fora do Eixo Minas), da criação do Fórum da Música de Minas e do desenvolvimento do Programa Música Minas. O diálogo entre as entidades e o modelo de organização do Fórum vem rendendo bons frutos e semeando novas possibilidades para o fortalecimento da cadeia produtiva da música no nosso estado e em todo o Brasil.

O Seminário tem como objetivo refletir sobre o histórico da música independente mineira nos últimos 10 anos e a partir daí instigar o debate sobre os novos rumos a serem seguidos e como encarar a nova realidade da música brasileira. Duas mesas serão compostas, reunindo personalidades que participaram desse cenário histórico e continuam atuando em várias frentes do atual cenário da música independente no Brasil. 


Na primeira mesa, será feita uma contextualização da cena musical independente em Minas, tendo a participação de Nestor Santana (representante da Secretaria de Estado de Cultura), Israel do Vale (jornalista e co-fundador da SIM) e  Vitor Santana (músico e Diretor de Articulação Política da SIM).

Na segunda o debate será visando buscar novos rumos para a música independente em Minas e no Brasil, contando com a presença de Kuru Lima (produtor cultural e ouvidor da SIM), Reinaldo Dias (Diretor Administrativo da SIM) 
e Talles Lopes (produtor, ex-ouvidor da SIM e um dos principais articuladores do Circuito Fora do Eixo).

Durante o Seminário também serão apresentadas as novas propostas da SIM para 2010, com o intuito de abrir o debate para os interessados que desejarem se associar. Recentemente houve uma mudança da diretoria que buscou integrar membros do Circuito Fora do Eixo, para estimular ainda mais o crescimento da entidade e a busca por um trabalho em rede que possa se expandir para todo o estado de Minas e todo o Brasil. Estamos ainda buscando novos colaboradores para nos ajudar nessa caminhada que tem como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva da música.

Após o Seminário, convidamos todos a comemorar conosco os 5 anos da entidade em uma noite musical no bar A Casa, com show de DelegasCia.

Programação


19h - Contextualização histórica da cena musical independente em Minas
  • Nestor Santana
  • Israel do Vale
  • Vitor Santana
20h - Novos rumos da música em Minas e no Brasil
  • Talles Lopes
  • Kuru Lima
  • Reinaldo Dias
22h - A Casa
  • DelegasCia.

Serviço

O que?

Seminário SIM - 5 anos

Quando?
17 de março - quarta-feira - 19h
Onde?
Sala João Ceschiatti
Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Tel: (31) 3236-7400

A Casa
Rua Padre Marinho, 30 - Santa Efigênia
Tel: (31) 9985-9486

Nenhum comentário:

Postar um comentário