segunda-feira, 1 de março de 2010

Programa Música Minas realiza oficinas em São João del-Rei

     A cidade de São João del-Rei vai receber oficinas culturais gratuitas do Programa Música Minas, na segunda-feira, 1º de março. As oficinas, promovidas como contrapartida ao edital de circulação do Programa, acontecem de 14 às 18 horas.

     Duas oficinas serão realizadas no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (Rua Padre José Maria Xavier, 164 – Centro): “Pandeiro Mineiro” e “Falcatrua -Violão percussivo e elétrico”. E duas oficinas acontecem no Teatro Municipal de São João del-Rei (Rua Hermilo Alves, 170 – Centro.): “Amaranto - Corpo e Canto” e “Falcatrua - Voz do Corpo”. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações através dos telefones (32) 3371 7672 e (32) 3371 3704.

Oficinas

“Amaranto - Corpo e Canto”, com Flávia Ferraz e Marina Ferraz

     Oficina focada no canto, de forma ampla. O canto que ocupa espaço no corpo e fora dele. Vivenciar a transformação que o canto gera no próprio corpo, no corpo dos outros e no espaço. Noções rítmicas e de conceitos musicais que cada um experimenta informalmente, no ato de cantar. Experimentar o canto como forma de expressão musical que utiliza-se do corpo como um todo. O público-alvo são adultos, a partir de 18 anos e não é necessário conhecimentos prévios sobre canto. 

“Pandeiro Mineiro”, com Danuza Menezes (professora, cantora, percussionista) e Fabiano Bizotto (monitor)

     "Introdução aos ritmos brasileiros": origens, os instrumentos, preparação física (alongamento, exercícios respiratórios, etc). Experimentação dos sons do próprio corpo, do ambiente e dos instrumentos através de jogos de escuta e imitação. Exploração dos diferentes instrumentos possibilitando pesquisas sonoras e despertando a criatividade. Elaboração coletiva de códigos e símbolos para a marcação de tempo e pausas, facilitando o grupo tocar junto. Todas estas atividades serão realizadas de forma lúdica, usando cantos populares e despertando em cada um a habilidade natural de tocar e se expressar. A oficina é voltada para jovens e adultos, músicos, profissionais e amadores.
“Falcatrua - Voz do Corpo"- Comunicação através do corpo na voz e vice-versa, com André Miglio

     A oficina procura desenvolver a consciência dos movimentos e ampliar as possibilidades de utilização do corpo e da voz através de práticas e improvisos.

O público-alvo da oficina são estudantes ou profissionais das áreas de música, teatro, dança ,circo ou afins, a partir de 16 anos. 

"Falcatrua - Violão percussivo e elétrico", com Gleison Túlio

     A oficina tem por finalidade a mescla de execução do violão popular com técnicas de percussão e uso de pedais. A atividade é direcionada a violonistas e instrumentistas profissionais e amadores, a partir dos 10 anos de idade e A partir de 10 anos, 30 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário